Adolescentes que receberam a vacina conta HPV no mês de março de 2014, devem ir até o Centro de Saúde ou a unidade de Estratégia de Saúde da Família (ESF) mais próxima para receber a segunda dose, essencial para a eficácia da imunização. Nesta segunda-feira (15), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu do Governo Federal 4.951 novas doses para abastecer os postos de atendimento locais. Segundo a enfermeira responsável pelo setor, Noeny Pereira, nesta terça-feira (16), todas as unidades dos bairros já terão recebido a remessa e estarão aptas a fazer não só a segunda como também a primeira dose para quem não fez em março.

De acordo com a técnica, a vacina contra HPV, que tem a função de prevenir contra o câncer do colo do útero, continua tendo a prerrogativa de atender apenas o público feminino entre 11 anos a 13 anos, 11 meses e 29 dias. “O indicado pelo Ministério da Saúde são três doses para cada pessoa. Como funciona isto: obrigatoriamente a primeira dose a menina tem de estar dentro desta faixa etária. Seis meses depois da primeira, há a necessidade da segunda dose. Quando a primeira vacina fizer 5 anos será necessário o último reforço”, explicou.

Leia também:  Secretário nega documento que informa suspensão de voos por falta de combustível e segurança

No primeiro semestre, foram 4.694 adolescentes vacinadas em Rondonópolis e a meta agora é revacinar ao menos 80% do público alvo. No entanto, quem não se imunizou no começo do ano pode fazer sua primeira imunização. “Nós usamos a base do mês de março que foi quando nós recebemos a remessa e fizemos quase todas as imunizações, mas não se trata de uma campanha. A garota que ainda não tomou a primeira dose e tiver idade para isso pode se vacinar em qualquer momento, inclusive agora”, esclareceu.

As unidades de saúde do Município nos bairros funcionam de segunda à sexta-feira das 7 às 11 da manhã, voltando no período da tarde, 13 ás 17 horas.

Leia também:  Pátio reconhece problema, mas nega fechamento da Coder
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.