Vitaminas A, B e K, cálcio, magnésio, potássio, fitoquimicos e muitas outras substâncias. Esses são só alguns dos componentes que não devem faltar na nossa alimentação diária, já que são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Essas e outras substâncias estão presentes em seis alimentos tão ricos que, se comidos diariamente, podem até salvar sua vida.
Acelga

A acelga é uma fonte de dois importantes antioxidantes que não são tão conhecidos: o ácido siríngico e o kaempferol. O primeiro pode ajudar a estabilizar o açúcar no sangue, inibindo as enzimas que transformam carboidratos em açúcares simples, enquanto o último protege as células contra as toxinas que causam câncer, reduz a inflamação e também pode reduzir o risco de doenças cardíacas, diabetes e outras doenças crônicas.
Rúcula

Leia também:  O revés das dietas sem glúten

A rúcula tem um dos mais altos níveis de nitrato de qualquer folhas verdes, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo e, consequentemente, melhorar o desempenho. Ela vem também com flavonóides ― antioxidantes que combatem doenças cardíacas e até mesmo alguns tipos de câncer. Uma nova pesquisa sugere que ela também pode prevenir úlceras.
Agrião

Uma única xícara de agrião basta para atingir o seu valor diário recomendado de vitamina K, que pode ajudar a regular a coagulação do sangu, reduzir a placa bacteriana nas paredes das artérias e a inflamação associada a doenças crônicas como artrite.
Couve

De todas as folhas verdes, as couves auxiliam os ácidos biliares do seu estômago, o que pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol e até mesmo protegê-lo contra alguns tipos de câncer. A couve também contêm uma classe especial de fitoquímicos que nutrem sistemas de desintoxicação naturais do corpo.
Couve Chinesa

Leia também:  Já ouviu falar em falsa magra?

A couve chinesa é uma das melhores fontes de potássio e ajuda a construir músculos e manter a pressão arterial baixa. Ela vem também com vitamina A, que fortalece o sistema imunológico, aumentando a atividade de células sanguíneas brancas e resposta do organismo às toxinas.
Couve-galega

A couve-galega é a principal fonte dos compostos glucosinolatos e kaempferol, que os pesquisadores acreditam combater o câncer, proteger o coração, baixar os níveis de açúcar no sangue, fortalecer os ossos e reduzir a inflamação no corpo. O alimento é rico em luteína e zeaxantina, antioxidantes que ajudam a prevenir doenças oculares e perda de visão .

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.