O mês de outubro é tradicionalmente dedicado à luta contra o câncer de mama e do colo do útero em todo o território nacional e em Primavera do Leste a campanha de conscientização se iniciou com uma caminhada pelas ruas da cidade promovida pela Secretaria de Saúde em parceria com o Centro de Apoio no Combate ao Câncer Padre Onesto Costa, Laboratório Conceito e Academia New Corporis.

Centenas de participantes percorreram a avenida Porto Alegre até a concentração na praça da pista de caminhada, onde monitores realizaram uma demonstração de Zumba e Jump. Houve também a distribuição de panfletos sobre os cuidados e prevenção contra o câncer.

A campanha deste ano leva o nome de “Atitude Rosa”, que objetiva incentivar as mulheres a fazer o exame preventivo contra o câncer de mama e de colo do útero. A campanha irá se estender durante todo o mês de outubro com várias atividades.

Leia também:  Polícia capacita pais e ex-dependentes químicos em MT

Nos dias 6, 7 e 9 de outubro, no CACC, em horário comercial, serão realizados gratuitamente pelo Laboratório Conceito as coletas para as mulheres que quiserem fazer o exame preventivo do câncer do colo do útero e câncer de mama.

Segundo a presidente do C.A.C.C, Eunice Polla, dia de prevenção são todos os dias do ano, mas o mês de outubro se destaca como uma oportunidade a mais para que todas as mulheres façam o exame preventivo.

O secretário de Saúde Fabio Lago informou que a maior incidência registrada no município são os casos de câncer de mama, do colo do útero e de próstata. Durante o Outubro Rosa o Centro de Especialidades Osvaldo Cruz e todas as Unidades de Saúde irão estar com os técnicos mobilizados para a campanha.

Leia também:  Corregedoria da PM diz que 'Núcleo de Inteligência' foi criado para fazer interceptações ilegais

Lago informou que do dia 13 até 17, das 7 às 11 e das 13 às 17h, os enfermeiros estarão de prontidão coletando material para a realização dos exames preventivos de câncer do colo do útero e fazendo o exame clínico das mamas. No dia 15 será o “Dia D” da campanha onde todas as unidades estarão prontas para atender as mulheres até às 21h.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.