Já teve a oportunidade de ver de perto uma obra de Tarsila do Amaral? E de Cícero Dias? Até dia 21 de novembro o Museu de Artes de Mato Grosso apresenta a exposição “Modernistas Brasileiros”, com obras inéditas de sete artistas importantes para o movimento modernista no Brasil. Com aproximadamente 40 gravuras, a exposição é uma verdadeira aula de história e arte.

As obras foram confiadas à Secretaria de Estado de Cultura pelo Banco do Brasil em 1995 e, desde então, não há registro de exposição desses exemplares, conta a diretora do museu, Viviene Lozi, o que faz da exposição ainda mais especial. As obras de Marcelo Grassmann, Maciej Babinski, Clóvis Graciano, Cícero Dias, Antônio Carlos Rodrigues, Aldemir Martins e Tarsila do Amaral podem ser apreciadas no piso superior do Museu.

Leia também:  Governo do estado inaugura 22 km de estradas em Jaciara e Juscimeira

As peças compõem o acervo do Museu de Arte de Mato Grosso desde 2009, que hoje conta com aproximadamente 300 obras de artistas locais e nacionais. De acordo com Viviene, com um acervo deste porte o Museu possui uma reserva técnica suficiente para realizar diferentes exposições. Além disso, a meta da direção do museu é trazer para Mato Grosso exposições temporárias pelos menos duas vezes ao ano.

Enquanto no piso superior estão as obras dos modernistas, no piso térreo o visitante pode conhecer um pouco mais sobre as obras e os artistas mato-grossenses, além do próprio museu que é uma atração à parte por ter sido a residência oficial dos governadores de Mato Grosso entre as décadas de 40 e 80, explica o secretário de Estado de Cultura, Fabiano Prates. “É um espaço que chama a atenção pela arquitetura e pela história que carrega”.

Leia também:  Ação conjunta entre MP, Ibama, PJC e PM Ambiental "desmancha" fazendas de gado e apreende madeira ilegal

O Museu de Arte de Mato Grosso não fecha para o almoço, nem nos fins de semana, e conta com monitores para guiar as visitas. Assim é uma oportunidade de lazer e cultura para quem costuma passar pelo centro histórico de Cuiabá ou quer aproveitar o fim de semana para conhecer mais sobre história e arte. Escolas e universidades da Capital ou do interior também são convidadas a agendar visitas.

Exposição “Modernistas Brasileiros”
Local: Museu de Arte de Mato Grosso (Casa dos Governadores)
Horário: das 9h às 17 de terça a domingo
Agendamento para grupos: 65-3025-3221

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.