A comercialização da pluma de algodão apresentou bons resultados durante o mês de outubro em Mato Grosso – MT. Quase 87 mil toneladas de pluma foram negociadas no estado. Sendo assim, 773,6 mil toneladas das 995 mil toneladas produzidas na safra 2013/14 foram comercializadas, aproximadamente 78%. As informações são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A safra atual já registra um volume negociado maior em relação à safra passada, uma vez que nesse mesmo período da temporada 2012/13, 540 mil toneladas haviam sido negociadas, 234 mil toneladas a menos do que a safra atual.

Conforme explica os economistas do instituto, alguns fatores impediram avanço maior das negociações, a retração da fatia ofertante, devido aos baixos preços praticados no mercado tanto interno quanto externo, aliado a expectativa dos produtores com o leilão de PEPRO impediram maior liquidez.

Leia também:  Alunos trans e travestis poderão usar nome social em documentos acadêmicos na Unemat

Os economistas concluem que o quadro permanece, a demanda existe, mas os preços afastam quem tem a vender, enquanto as indústrias ainda reclamam da dificuldade para encontrar pluma de qualidade superior.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.