Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Conheça 8 hábitos que ajudam a evitar dores nos rins
SAúDE E BEM-ESTAR

Conheça 8 hábitos que ajudam a evitar dores nos rins

FONTE
VIA

Quem já teve crise de cálculo renal conhece bem os sintomas: uma dor lombar quase insuportável que se espalha para a região abdominal. E as pedras são cada vez mais comuns: “Os diagnósticos aumentaram, em média, 20% nos últimos anos. Isso se deve, principalmente, à piora na qualidade da alimentação”, afirma o urologista Gustavo Alarcon, do Hospital São Luiz, em São Paulo.

A visita periódica ao urologista ou nefrologista e mudanças simples na dieta ajudam a evitar o tormento. Daniel Rinaldi dos Santos, presidente da Sociedade Brasileira de Nefrologia, reforça: “Beber água também previne o problema, mas nada de exagero. Para cada quilo, a pessoa precisa tomar 30 ml”. É só fazer as contas e andar com a garrafinha para cima e para baixo. Aprenda a seguir que outros cuidados tomar para evitar as crises.

8 cuidados para prevenir crises

1. Mantenha o corpo hidratado
Quando ingerimos pouco líquido, as chances de o cálcio e de outros nutrientes se acumularem nos rins e formarem cristais aumentam. E eles podem virar cálculos.

2. Atenção redobrada nos dias quentes
A incidência de cálculo renal aumenta cerca de 30% no verão. O principal motivo é a perda de líquido pela transpiração. Beba bastante água e use roupas leves para não transpirar demais.

3. Controle a quantidade de açúcar
Ele aumenta o pH do sangue, deixando-o ácido. Como o cálcio neutraliza a acidez, o corpo retira esse mineral dos ossos para equilibrar o pH sanguíneo. O excesso de cálcio nos rins pode dar origem a cristais.

4. Modere no consumo de sal
O sódio aumenta a concentração de cálcio, fósforo e ácido úrico nos rins, elevando as chances de formação de pedras. Consuma até 6g por dia (ou 1 colher de chá). E não abuse dos enlatados e embutidos.

5. Coma menos proteínas
Carne vermelha e outros produtos de origem animal em excesso aumentam as taxas de ácido úrico, que também contribui para o surgimento de cálculos. Coma, no máximo, um bife médio por dia.

6. Fique de olho no tomate
A fruta tem oxalato, um dos componentes das pedras. Mas sua dosagem não é tão grande a ponto de ser necessário cortar do cardápio. Pegue leve no catchup e nos molhos prontos também.

7. Evite excesso de álcool
Ingerir bebida alcoólica em grande quantidade pode levar à desidratação e ao aumento das taxas de ácido úrico no organismo, favorecendo a formação de pedras.

8. Atividades físicas
Especialistas afirmam que caminhadas e outros exercícios podem diminuir a incidência de pedras.

O que evitar se você tem pedra

Esses alimentos são ricos em oxalato, fosfato e outros nutrientes que contribuem para a formação de cálculos. Evite-os se tem tendência ao problema.

– Peixes e frutos do mar
– Gema de ovo
– Vísceras (fígado, coração, moela)
– Grão-de-bico, lentilha, soja
– Escarola, agrião, brócolis, couve, espinafre, mostarda, nabo, acelga, beterraba, cebolinha, aspargo, alho-poró, berinjela, quiabo
– Figo, ameixa, castanha, uva-passa, caqui, amora, tangerina, uva
– Café, chá preto, chocolate, groselha
– Gergelim, nozes, amendoim
– Pimenta

Inclua na dieta

Chá de quebra-pedra

A bebida evita cálculos grandes – os que mais provocam dor. Para fazer a infusão, ferva 2 colheres (sopa) da erva em 1 litro de água. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba até 3 xícaras por dia.

Frutas cítricas

Laranja, limão e abacaxi contêm citrato – mineral que dificulta a formação de cálculos. Aposte neles!

Bebidas diuréticas para lá de poderosas

O fitologista Lelington Lobo Franco, autor do livro 100 sucos com Poderes Medicinais (Ed. Elevação, R$ 19,90*), ensina a preparar bebidas diuréticas que ajudam a eliminar pedras. Confira:

Suco de limão e gengibre

Ingredientes

. 2 rodelas finas de gengibre
. 2 copos de água
. Suco de 2 limões
. Adoçante natural agave a gosto

Modo de preparo

Ferva o gengibre com a água por 2 minutos. Deixe esfriar e bata no liquidificador com o suco de limão e adoçante. Beba em seguida.

Suco de cenoura

Ingredientes

. ½ cenoura média
. ½ pepino médio
. 1 copo de água de coco

Modo de preparo

Passe pela centrífuga a cenoura e o pepino. Misture com a água de coco. Beba a seguir.

Suco de melancia

Ingredientes

. 2 xícaras (chá) de melancia picada (com as sementes)
. 1 copo de água de coco
. Suco de 1 limão

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador, coe e beba em seguida.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas