Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Cresce número de portadores do HIV entre jovens e mulheres acima de...
SAúDE E BEM-ESTAR

Cresce número de portadores do HIV entre jovens e mulheres acima de 50 anos

Fonte: Da redação
VIA

Cerca de 718 mil pessoas são portadoras do vírus HIV no Brasil, porém uma em cada cinco não sabem disso e apresentam não só risco para a própria vida como para os outros também. De acordo com informações da Editora Abril, hoje a falta de prevenção pode gerar 39 mil novos infectados por ano.

Dois grupos demonstram um aumento expressivo na taxa de infectados conforme os dados de uma pesquisa feita com 15 mil entrevistados pela “Atitude Abril – Desinformação Tem Cura”. São jovens do sexo masculino entre 16 a 24 anos, e adultos, principalmente, mulheres com mais de 50 anos.

Segundo a pesquisa, o 1º grupo ainda está descobrindo a vida sexual e não conviveu com a explosão da Aids nas décadas de 70 e 80. Já o 2º grupo, as pessoas dizem que não se identificam como alvo da doença e deixam de se proteger.Dos entrevistados com mais de 50 anos, 89% dos homens diz tomar remédio para elevar a vida sexual. Quanto as dificuldades apontadas para usar a camisinha 22% alegaram que perde a ereção; 16% diz não tem costume e 12% diz ter preconceito.

Entre as mulheres com mais de 50 anos, 80% disseram ter confiança no parceiro. Na entrevista, 59% declararam que nunca fizeram o teste devido a certeza de que não têm o vírus.

ENTREVISTADOS

Um questionário foi disponibilizado na internet entre os dias 29 de maio e 31 de julho deste anos. Das 15 mil pessoas participantes estão homens e mulheres, com idades superior a 16 anos, pertencentes a todas as regiões do país e a todas as classes sociais. Dos entrevistados, a maioria – 65% – possuem pós-graduação ou ensino superior.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas