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Como a maioria das mulheres, você, provavelmente, sofre de TPM e sabe quanto essa fase pode afetar a sua vida. Sim, porque quando a mulher entra nesse período, não existe dia, hora nem local para ter uma crise de choro ou um ataque de irritação. E não é manha, não. É fisiológico.

Neste período, há uma queda no nível dos hormônios sexuais progesterona e estrógeno, e da serotonina, substância que atua sobre o humor, o que acaba interferindo no nosso equilíbrio emocional.

A psicóloga e sexóloga Carla Cecarello, coordenadora do Projeto AmbSex, em São Paulo, dá algumas dicas para enfrentar esses dias difíceis sem causar tantos estragos:

Você já sabe que durante a TPM o seu humor fica comprometido, certo? Mas os seus amigos, o pessoal do trabalho ou o seu parceiro, não! Por isso, é importante alertá-los: “Hoje eu não estou em um bom dia”. Dessa forma, pode conquistar a tolerância deles e evitar discussões desnecessárias.

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Tente identificar o que a está deixando irritada. “Isso vai ajudá-la a entender o motivo das suas crises e a tirar um pouco o pé do acelerador”, aconselha Carla.

Faça atividade física para descarregar a tensão. “Canalizar a energia nessa fase é importante. Você fica cansada fisicamente e volta para casa pronta para descansar.”

Evite chocolate, café e refrigerante, ricos em cafeína. “Eles deixam você acelerada, acentuando a TPM, além de aumentar o risco de insônia.”

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