arroz e br[ocolis

INGREDIENTES:

1 xícara de arroz comum ou integral

600g de camarões grandes, descascados e limpos

12 florzinhas de brócolis

Suco de um limão

1 cebola média picadinha

2 dentes de alho amassados

3 dentes de alho picados

Aproximadamente 3 xícaras de água (se for usar o arroz comum) ou 4 xícaras de água (se for usar o arroz integral)

2 colheres (sopa) de salsinha picada

Azeite a gostoPimenta-do-reino e sal a gosto

Alecrim1 colher (sopa) manteiga

1 tablete de caldo de legumes
MODO DE PREPARAR:

O primeiro passo é descascar e limpar bem os camarões. Depois, em uma vasilha, tempere os camarões com o caldo de um limão, sal, pimenta-do-reino, um pouco de alecrim e dois dentes de alho amassados. Feche a vasilha com uma tampa ou papel-filme e deixe na geladeira por no mínimo 30 minutos, para o tempero penetrar nos camarões.
Aqueça uma panela funda em fogo baixo, e quando estiver quente, coloque um pouco de azeite e uma colher de sopa de manteiga para derreter. Além de saboroso, o azeite evita que a manteiga queime. Doure a cebola picadinha, até ela ficar transparente. Adicione os camarões e doure dos dois lados (aproximadamente 3 minutos para cada lado). O tempo pode variar, mas você vai perceber que os camarões estão bons, quando estiverem rosadinhos. Preste atenção para não passarem do ponto e ficarem borrachudos. Quando estiverem quase prontinhos, salpique uma colher de salsinha e misture bem. Depois deligue o fogo, retire os camarões da panela e reserve em uma vasilha.
Na mesma panela que dourou os camarões, acrescente um fio de azeite ao tempero que restou na panela. Deixe aquecer um pouquinho e coloque um dente de alho picado. Deixe o alho dar uma fritadinha, então adicione 1 ½ xícara de arroz. Com uma colher mexa o arroz para tostar um pouquinho e o tempero aderir bem. Acrescente água, um pouco de sal, um tablete de caldo de legumes e tampe a panela até água secar totalmente. Coloque pouco sal, porque o caldo de legumes já é salgadinho. A quantidade de água vai variar conforme o tipo de arroz escolhido. É importante sempre observar o cozimento do arroz, e caso necessário, acrescente um pouquinho de água até o arroz ficar no ponto.
Enquanto o arroz estive no fogo, coloque as florzinhas de brócolis para cozinhar em outra panela, preferencialmente no vapor. Depois que estiverem cozidas, tempere com um pouquinho de sal. Em uma frigideira preaquecida, adicione um pouco de azeite e dois dentes de alho picados, para dar uma tostadinha. Então, acrescente as florzinhas de brócolis e mexa bem, para o sabor penetrar. Depois desligue o fogo.
Quando o arroz estiver prontinho, coloque em uma travessa funda e misture os camarões e as florzinhas de brócolis. Finalize com uma colher de salsinha picadinha. Agora é só saborear!

Leia também:  Prático e Rápido | Macarrão de forno com queijo e presunto
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.