O Cuiabá Rugby viaja até Florianópolis em fevereiro para disputar a seletiva que dará uma vaga no Circuito Brasileiro de Seven. A equipe foi convidada pela Confederação Brasileira de Rugby para disputar a competição, que reúne os principais times do país e será disputada no dia 21 de fevereiro. Quem vencer se classifica para o Circuito, marcado para o dia 28 de fevereiro no Rio Grande do Sul e no dia 01 de março em São Paulo. As cidades ainda não foram definidas.

A tarefa não é nada fácil para uma equipe que luta para profissionalizar o esporte no estado. O time que ainda treina no campo nos fundos da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), luta também para criar uma federação estadual de Rugby para crescer e ajudar outras equipes.

Leia também:  Academia e União vão disputar o Estadual Sub-17

– Criamos nossa equipe em 2009 e de lá pra cá estamos tentando conquistar nosso espaço e buscando trazer mais adeptos para esporte no estado. Estamos montando um grupo para conseguir criar uma Federação Mato-grossense de Rugby para ajudar as equipes da nossa região – disse Marcelo Zanella de Arruda, capitão do Cuiabá Rugby Clube, por telefone ao GloboEsporte. com.

Mesmo sendo muito jovem e sem incentivo, o Cuiabá Rugby conseguiu chegar na sexta colocação no Campeonato Brasileiro de 2013, sendo considerado a revelação da competição no ano.

Serão 12 participantes no torneio, que disputarão as quatro vagas para compor as 16 equipes que farão parte do Circuito Nacional que começa no dia 28 de fevereiro. Das equipes que irão disputar o Brasileiro, nove já foram definidas. Seis delas são os times vencedores dos campeonatos estaduais de 2014: São José-SP; Niterói-RJ; Uberlândia-MG; Curitiba-PR; Desterro-SC e o Farrapos-RS. E os três melhores classificados do Brasil Sevens tirando os campeões dos estaduais: SPAC-SP; Jacareí-SP e o Chapecó-SC.

Leia também:  Brasil dá show em Cuiabá e avança no Grand Prix

O rúgbi deve crescer cada vez mais no Brasil nos próximos anos. A modalidade seven entrou no Programa Olímpico em outubro de 2009 e fará sua estreia nos Jogos Olímpicos do Rio-2016.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.