Agora MT Esportes Atletismo Confira alguns eventos que você não pode perder nos Jogos Olímpicos Rio...
ATLETISMO

Confira alguns eventos que você não pode perder nos Jogos Olímpicos Rio 2016

FONTE
VIA

A contagem regressiva para os Jogos Olímpicos Rio 2016 já começou. São menos de 500 dias para o principal evento esportivo do planeta, que desembarca pela primeira vez na América do Sul. Nesta terça-feira, o Comitê Organizador anunciou o início das vendas dos ingressos com as datas e horários de cada evento, e o GloboEsporte.com fez uma lista com 16 deles que você não pode perder. Confira todos os detalhes para ficar de olho na hora de escolher o que assistir a partir do dia 3 de agosto do ano que vem. Estrelas do esporte não vão faltar: Usain Bolt, Cesar Cielo, Neymar, LeBron James, Roger Federer, Novak Djokovic, Ricardo/Emanuel, Isinbayeva, Teddy Riner, entre muitos outros.

Natação recheada de estrelas

O Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos, que será uma construção provisória no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, receberá a natação entre os dias 6 e 13 de agosto, e, entre os muitos nomes de destaque no cenário internacional, o torcedor brasileiro estará de olho, principalmente, em Cesar Cielo, nas provas dos 50m e 100m livre. Outra atração pode ser a presença do maior medalhista olímpico de todos os tempos, o americano Michael Phelps, especialista dos 200m medley e 100m borboleta. Entre as mulheres, o fenômeno americano Missy Franklin também estará em ação em muitas provas, e favorita nos 100m e 200m costas.

Confira as datas das provas: 08/08: sessão de 22h a 0h – final dos 100m costas feminino; 10/08: sessão de 22h a 0h25 – final dos 100m livre; 11/08: sessão de 22h a 23h55 – final dos 200m medley masculino; 12/08: sessão de 22h a 23h30 – final dos 200m costas feminino, final dos 100m borboleta masculino, e final dos 50m livre masculino.

Dream Team em ação

Em 18 edições dos Jogos Olímpicos, a seleção masculina de basquete dos Estados Unidos não ficou com a medalha de ouro em apenas quatro delas. Ou seja, parar os americanos é uma tarefa quase impossível, e se você comprar o bilhete para a decisão do torneio olímpico provavelmente estará diante da equipe de LeBron James & Cia. A decisão está marcada para o dia 21 de agosto, às 15h45, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A disputa pelo bronze acontece no mesmo dia e local, às 11h30.

Judô com lenda francesa

Dono de uma medalha de bronze em Pequim 2008 e outra de ouro em Londres 2012, o francês Teddy Rinner é o principal nome do judô mundial na atualidade. Ele luta na categoria pesado, acima de 100kg, a mesma do brasileiro Rafael Silva, o Baby, um de seus principais adversários. A disputa pela medalha dessa categoria acontecerá na Arena Carioca 2, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, no dia 12 de agosto, em sessão das 15h30 às 18h10. A disputa do judô será toda no mesmo local, entre os dias 6 e 12, com as primeiras fases entre 10h e 13h, e as finais entre 15h30 e 18h10.

Maracanã e o ouro inédito no futebol

A seleção brasileira de futebol terá mais uma oportunidade de buscar a inédita medalha de ouro em Jogos Olímpicos. A expectativa é que o time, que deverá ser comandado por Alexandre Gallo, tenha a presença de Neymar, astro da seleção principal e do Barcelona. O time só pode ter a presença de três jogadores acima dos 23 anos. Se na Copa do Mundo do ano passado a seleção principal nem chegou à decisão no Maracanã, agora surge uma nova oportunidade de fazer história no estádio, já que ele receberá a disputa pelo ouro no dia 20 de agosto, às 17h30.

Tênis recebe torneio histórico

O Centro Olímpico de Tênis, que será um dos legados para a modalidade após os Jogos, está em processo de construção no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, e promete receber um verdadeiro Grand Slam em solo carioca. Nomes como Roger Federer, Novak Djokovic, Rafael Nadal, Andy Murray, Serena Williams, Maria Sharapova e Caroline Wozniacki deverão estar no Rio e prometem atrair grande público aos jogos que começam no dia 6 de agosto. O tênis também contará com a presença de duplistas da elite mundial, como os brasileiros Bruno Soares e Marcelo Melo, que estão entre os favoritos às medalhas. A decisão feminina será no dia 13, durante a sessão de 12h às 20h. A final masculina acontece no dia 14, no mesmo horário.

Usain Bolt e Yelena Isinbayeva

Num dos esportes mais aguardados dos Jogos Olímpicos, o atletismo terá como palco o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, que receberá estrelas imperdíveis como o jamaicano Usain Bolt e a russa Yelena Isinbayeva. Bolt é aguardado nas finais dos 100m e 200m rasos, onde buscará o terceiro ouro nas duas provas, a primeira delas no dia 14 de agosto, na sessão de 20h15 a 22h30. No dia 28, na sessão de 18h35 a 22h35 acontecerá a luta pela medalha dos 200m. Isinbayeva, dona de dois ouros e um bronze na prova do salto com vara, deverá marcar presença na final do dia 19, entre 20h10 a 22h45, quando a torcida brasileira espera torcer por Fabiana Murer.

Maratona: prova tradicional dos Jogos

Tradicionalmente a última prova dos Jogos, a maratona é disputada desde a primeira edição em Atenas, 1896. No Rio de Janeiro, apesar de acontecer no último dia de competições, não será a última disputa por medalhas. Os corredores que percorrerão 42,195km terão o privilégio de percorrer alguns dos principais pontos turísticos da Cidade Maravilhosa, com chegada no Sambódromo. A largada acontece às 9h30, e o público poderá acompanhar de graça pelas ruas onde a prova passar.

Brasil favorito no vôlei de quadra

As seleções brasileiras de vôlei, masculina e feminina, figuram na lista de favoritos ao ouro em qualquer análise antes dos Jogos. Entre os homens, são duas pratas, em Pequim 2008 e Londres 2012, e um ouro, em Atenas 2004, nas últimas três edições. As mulheres são as atuais bicampeãs olímpicas. A expectativa é que as duas equipes estejam nas finais, que serão disputadas no Maracanãzinho. No masculino, a decisão do ouro acontece no dia 21 de agosto, às 13h15. Um dia antes, 20, é a vez da briga pelo ouro feminino, às 22h15.

Brasileiros em destaque na maratona aquática

A expectativa por medalhas brasileiras na maratona aquática é grande. Em 2014, Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo terminaram 2014 como campeões do circuito mundial, e ainda tem Poliana Okimoto na luta por uma vaga nos Jogos. A prova dos 10km entre as mulheres acontece no dia 15 de agosto, próximo ao Forte de Copacabana, a partir de 8h. No dia seguinte, no mesmo horário e local, é a vez dos homens. O torcedor poderá assistir de graça à disputa.

Arthur Zanetti e o domínio das argolas

A ginástica artística do Brasil tem um representante que vale ficar de olho nos Jogos. Arthur Zanetti é o atual campeão olímpico nas argolas e principal nome deste aparelho hoje no mundo. A decisão das medalhas nas argolas acontecerá no dia 15 de agosto, na sessão de 14h a 16h15, na Arena Olímpica do Rio, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca, casa da ginástica entre os dias 6 e 16. Na semana passada, Zanetti conquistou o ouro na etapa de Doha da Copa do Mundo e segue como favorito em todas as competições desde Londres 2012.

Copacabana: cenário do vôlei de praia

Uma arena será montada na Praia de Copacabana para receber o torneio de vôlei de praia, e o Brasil é, desde 1996, quando a modalidade chegou aos Jogos, o segundo maior vencedor, com dois ouros, seis pratas e três bronzes. Em número total de medalhas, 11, supera os Estados Unidos, que tem nove, mas com seis ouros. Assim, a expectativa é que o Brasil esteja no pódio nas finais. Apesar da lista de duplas não estar fechada, nomes como Ricardo e Emanuel, e Larissa e Talita, devem figurar na disputa. O torneio vai do dia 6 ao dia 18 de agosto, com disputa por medalhas entre as mulheres no dia 17 e entre os homens no dia 18.

Handebol feminino tem Brasil na briga

Em 2013, a seleção brasileira feminina de handebol surpreendeu ao conquistar o Campeonato Mundial da modalidade em Belgrado, na decisão contra a Sérvia, e agora chega credenciada a brigar por medalha nos Jogos Olímpicos do Rio, onde já tem vaga garantida. O torneio na Cidade Maravilhosa acontecerá na Arena do Futuro, instalação provisória montada no Parque Olímpico. A disputa começa logo no dia 6 de agosto, e a final feminina está marcada para o dia 20, às 15h30. No mesmo dia, às 11h30, a disputa é pelo bronze entre as mulheres.

Vela: uma potência brasileira

O Brasil é dono de 17 medalhas olímpicas na vela e em 2016 chega com nomes que prometem brigar para aumentar esse número. A regata da medalha na classe Laser poderá ter a presença do supercampeão Robert Scheidt, dono de dois ouros, duas pratas e um bronze, que não sabe o que é passar em branco desde os Jogos de Atenas 1996. A disputa por medalha será no dia 15, na sessão das 13h às 17h30. Martine Grael e Kahena Kunze, que encabeçam a lista das melhores na classe 49erFX, podem estar na disputa por medalhas na regata do dia 18, também das 13h às 17h30. O torcedor poderá assistir a prova das areias da Praia do Flamengo.

Canoagem de velocidade na Lagoa

O baiano Isaquias Queiroz promete brigar para levar o Brasil ao pódio na canoa de velocidade, na prova individual C1 1000m, com final marcada para o dia 16 de agosto, em sessão das 9h às 10h40, no Estádio da Lagoa, num dos cenários mais bonitos da cidade. Em 2013, no Mundial, Isaquias se tornou o primeiro atleta brasileiro na história da competição a conquistar uma medalha, o bronze, e quer fazer mais história, agora no Brasil.

Tiro com arco no Sambódromo

A partir do dia 6 de agosto, o Sambódromo, acostumado ao Carnaval, a maior festa popular do país, será palco de um esporte não tão popular no Brasil, mas quer somar uma medalha verde e amarela nos Jogos. A competição, que vai do dia 6 ao dia 12 no local, pode contar com a presença do brasileiro Marcus Vinícius, de apenas 17 anos, vice-campeão da Copa do Mundo de tiro com arco em 2014. A medalha sai no dia 12 de agosto, em sessão das 15h às 17h20.

Plasticidade no nado sincronizado

O Parque Aquático Maria Lenk, que leva o nome de uma das maiores nadadoras da história do Brasil, receberás as provas do nado sincronizado nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, entre os dias 14 e 19 de agosto. A Rússia é a principal favorita da modalidade, com oito medalhas de ouro entre as provas de equipe, dueto e solo. O Brasil, com nomes como as gêmeas Bia e Branca Feres, além de Lara Teixeira & Cia., promete fazer bonito na disputa.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas