Os profissionais de mídia estão sempre em busca dos melhores espaços em revistas, jornais, televisão, internet e rádio, para os anunciantes. É ele que fica de olho no mercado e outro no público-alvo. Neste domingo, 21 de junho, é comemorado o ‘Dia do Profissional de Mídia’, e para aquele que luta pelo melhor espaço, hoje ele ganha lugar de destaque.
De acordo com a sócio-proprietária de uma agência de propaganda de Rondonópolis, Samira Salomão, o profissional de mídia é quem estabelece as conexões entre a agência, o cliente e o veículo de comunicação.
“Cabe a ele realizar as negociações, o planejamento, fazer um levantamento de qual é o público que nosso cliente quer atingir, qual o melhor formato de mídia. O mídia irá definir como será investido o dinheiro do nosso anunciante nos veículos de comunicação. É ele quem aconselha o cliente quais os produtos e serviços divulgar e qual o melhor meio de comunicação”, destacou Samira.
Apesar de não estar nos ‘holofotes’, o sucesso de uma campanha, segundo Samira, depende da participação participação efetiva deste profissional.
“Ele é quem vai definir e fazer atribuição da verba para que atinga o maior número de pessoas que seja, ou público. De acordo com objetivo e com a peça, verifica-se qual o melhor veículo de comunicação, se é TV qual o melhor canal, o horário de veiculação, quantas vezes durante a semana. Depois é preciso fazer o acompanhamento para verificar se foi da maneira combinada e por fim, ver se o resultado saiu como o esperado, se o retorno foi concluído pelo cliente,” finalizou a sócio-proprietária.
Para ser um bom profissional de mídia, a preparação passa pelo estudo e conhecimento do mercado, pela comunicação entre o cliente e produto anunciado pelo publicitário.