O resultado de uma pesquisa divulgada pelo Ibope nesta semana mostrou que a cada dia o brasileiro está se tornando mais multitela (TV + PC + Smartphone). Os dados revelaram que 88% das pessoas assistem TV e navegam na internet ao mesmo tempo.
Ao navegarem enquanto assistem TV, 72% acessam as redes sociais, 55% recorrem à internet para passar o tempo durante os comerciais, 48% resolvem outras coisas e 18% dizem que a TV não é interessante o suficiente para ter toda a sua atenção. O smartphone é o dispositivo mais usado (65%), seguido pelo computador (28%) e pelo tablet (8%).
A pesquisa ainda mostrou que há também 17% que assistem TV e navegam na internet simultaneamente para interagir com o que está acontecendo na transmissão, mesmo percentual dos que discutem com amigos sobre o programa que estão assistindo e 10% que buscam mais informações sobre um comercial que assistiram.
E isso foi possível de se constatar a pouco dias quando o recorde foi batido no Twitter durante a transmissão da final da 2ª edição do MasterChef Brasil exibido pela Band, com mais de 1,7 milhão de menções para a hashtag #MasterChefBR.
Conforme o estudo ainda que televisão e internet podem ser complementares: 96% dos internautas brasileiros já buscaram na internet algo que viram na TV.
PESQUISA
A pesquisa foi realizada pelo CONECTA (http://conectaibrasil.com.br/), plataforma web do IBOPE Inteligência em julho de 2015, com 1.004 internautas de todas as regiões do Brasil.