Foto: Reprodução / kenkopatto
Foto: Reprodução / kenkopatto

A partir dos 15 anos de idade, 80% das mulheres começam a ter celulite, é o que aponta a dermatologista Eliandre Palermo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Os furinhos na pele deixam a região afetada com aspecto de casca de laranja e são facilmente reconhecidos pelas mulheres, que logo procuram tratamento. Mas ainda assim existem muitos aspectos relacionados à celulite que ainda geram muitas dúvidas. A seguir você confere uma lista de respostas para as principais dúvidas:

SÓ MULHERES ACIMA DO PESO TÊM CELULITE?
Apesar de a celulite ser muito mais comum em pessoas acima do peso, ela não está ligada ao peso em si, mas à quantidade de gordura corporal. “Uma pessoa pode ter mais massa muscular (massa magra), e apresentar mais peso que outra com maior quantidade de gordura corporal, e ter pouquíssima ou nenhuma celulite”, compara a dermatologista Eliandre Palermo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Portanto, as falsas magras também têm grandes chances de apresentar o problema!

Foto: Internet
Foto: Internet

BEBIDAS GASEIFICADAS PODEM AUMENTAR A CELULITE?
O que influencia na celulite não o gás de uma bebida, mas a quantidade de calorias e açúcares que ela traz, já que isso propicia o aumento de peso. Portanto, refrigerantes açucarados são vilões, mas não são os únicos: “A cerveja, apesar de menor teor alcoólico, apresenta maior teor de açúcares e os destilados possuem alto teor alcoólico”, considera o dermatologista Aldo Toschi, sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e coordenador do Grupo de Estudo Sobre Gordura Cutânea da mesma instituição. Não é preciso deixar de ingerir essas bebidas, mas consumi-las com moderação é o mais indicado.

Leia também:  Quatro dicas para cuidar da pele dos cães durante o frio

ROUPAS APERTADAS CAUSAM CELULITE?
As roupas mais justas já são consideradas inimigas de quem tem celulite, por evidenciarem mais esse problema na pele. Mas usar roupas muito apertadas pode ir além, e prejudicar o problema. “O hábito de usar calças justas pode ajudar a piorar o problema, porque prejudica a circulação nos locais onde a calça fica mais apertada, como bumbum e coxas”, ressalta a dermatologista Andrea Klautau de Amorim, membro da SBCD. É muito importante tomar cuidado redobrado com roupas apertadas e de tecido mais resistente, como o jeans, pois eles comprimem ainda mais o corpo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A CELULITE PIORA COM O PASSAR DOS ANOS?
Infelizmente, o envelhecimento pode piorar o problema. “À medida que a idade avança, diminui a produção hormonal e o número de células que produzem colágeno e elastina, que dão sustentação aos tecidos, o que leva ao aumento da flacidez, bem como piora da circulação e da perda da massa muscular”, descreve a dermatologista Eliandre. Com tudo isso, as celulites podem aumentar em extensão e grau. Mas não se preocupe! Manter hábitos saudáveis, como alimentação balanceada, prática de atividades físicas e sono de qualidade ajudam a amenizar essa flacidez, fazendo com que a celulite não se agrave tanto com a idade.

Leia também:  Um novo jeito de identificar e tratar o hipertireoidismo

CIGARRO CAUSA OU PIORA CELULITE?
Infelizmente para os fumantes, isso é verdade. “O tabagismo causa redução dos pequenos vãos e altera a capacidade de nutrição tecidual, o que interfere nas trocas de gases e detritos tóxicos”, ensina Aldo Toschi. Isso faz com que a celulite se espalhe, já que ela é causada justamente pelo acúmulo de gordura em alguma região do corpo. E quando outros fatores estão relacionados, como sedentarismo ou má alimentação, o quadro se agrava ainda mais. Mas deixar de fumar pode reverter o quadro!

Foto: Nadofotos/Thinkstock/Getty Images
Foto: Nadofotos/Thinkstock/Getty Images

HOMENS NÃO TÊM CELULITE?
O problema é bem mais raro neles, é verdade, mas não se engane, estima-se que 10% dos homens apresentem celulite. “Eles têm lóbulos de gordura menores e que são limitados à superfície da pele, o que dificulta que o tecido gorduroso se espalhar e aumentar”, descreve Andrea Klatau. Além disso, os hormônios femininos ajudam ainda mais na predisposição feminina a ter celulite, portanto mais um ponto de vantagem para a classe masculina.

Leia também:  Novo teste pode ajudar a descobrir se bebê será prematuro

COMER MUITO SAL AUMENTA CELULITE?
Sim, consumir muito sal pode aumentar a celulite, devido ao processo de retenção de líquidos causado pelo excesso de sódio no organismo. “Isso aumenta o inchaço do corpo, o que faz com que a celulite pareça pior”, friza Eliandre. No entanto, ele não pode ser considerado sozinho um causador da celulite, já que ele é um dos coadjuvantes entre os multifatores que podem causar o acúmulo de gordura e a consequente celulite.

CINTAS E BERMUDAS MODELADORES MELHORAM A CELULITE?
Apesar de disfarçarem o problema na hora, as cintas e bermudas modeladoras podem agravá-lo em longo prazo. “Quando usadas prolongadamente, elas podem levar à flacidez muscular e compressão tecidual”, explica Andrea. Existem tratamentos muito mais eficientes para a celulite, como laser, radiofrequência, radiação infravermelha, ultrassom estético e drenagem linfática. Confira 10 tratamentos eficazes para a celulite aqui.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.