A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) inicia nesta terça-feira (01) o cadastro para pais ou responsáveis ou alunos maiores de idade que pleiteiam novas vagas ou transferências de escola na rede estadual de educação básica. O procedimento deve ser realizado pelo site da instituição e é o primeiro passo para a efetivação das matrículas online, que ocorrerão em janeiro de 2016.

O cadastramento é simples, basta o interessado acessar o site http://www.seduc.mt.gov.br, no link específico na página, criar usuário (será o e-mail) e login, preencher dados pessoais (CPF e RG) e telefone para contato. Caso a pessoa já tenha realizado alguma solicitação anterior, o usuário continua o mesmo e se a senha foi esquecida, existe a opção de recuperação.

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O segundo passo será efetuar a solicitação de matrícula no sistema. Mas esse processo ocorrerá apenas no início do ano que vem (entre os dias 14 e 19 de janeiro). Essa etapa será mais rápida para aqueles que já tiverem se cadastrado.

Para finalizar, os pais ou responsáveis deverão ir até a unidade escolar, também no período de 14 a 19, para efetivar o registro com entrega dos documentos do estudante na escola – o comprovante de solicitação (gerado assim que for efetuada no Sistema) não é obrigatório.

De acordo com a superintendente de Gestão Escolar da Seduc, Neuza Evangelista, o objetivo é que por meio do procedimento seja efetivo o acesso democrático dos alunos à educação. “Desta forma, todos concorrem de forma igualitária à vaga e a matrícula via web também tem como meta diminuir as filas nas portas das unidades e promover a melhor distribuição das vagas”, destaca.

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