Foto: reprodução
Foto: reprodução

Ingredientes

4 dentes de alho amassados
1 folha de louro
2 colheres (sopa) de mostarda
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara de vinho branco seco
1 peça de maminha de 1,5 kg

Recheio:
1 gomo de linguiça calabresa
100 g de queijo provolone em peça
10 azeitonas verdes sem caroço
1 cebola pequena picada
2 colheres (sopa) de margarina
Cebolinhas carameladas:
1 e 1⁄2 xícara de açúcar
1⁄2 xícara de mel
300 g de cebola pérola sem casca

Modo de fazer

1. Em uma vasilha grande, misture o alho,o louro, a mostarda, o sal, a pimenta e o vinho. Coloque a carne na vasilha e deixe-a nesse tempero por cerca de 3 horas. Depois, escorra a maminha e, com uma faca afiada, faça um furo largo no centro, no sentido do comprimento. Reserve.

Leia também:  Aprenda a fazer uma barca de açaí

2. Corte a calabresa e o provolone em pedaços grandes. Introduza alternadamente pedaços de calabresa, provolone, azeitonas e cebola picada no interior da maminha. Feche o orifício com auxílio de palitos e linha grossa.

3. Acomode a carne numa assadeira forrada com papel-alumínio e besunte-a com a margarina. Cubra-a com o papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 1h30. Passado esse tempo, destampe a assadeira e deixe a carne descoberta no forno até dourar.

4. Prepare a cebolinha caramelada: coloque o açúcar numa frigideira e deixe derreter em fogo médio (cerca de 3 minutos). Adicione o mel, mexa e desligue o fogo. Junte as cebolas inteiras e misture-as delicadamente na calda.

5. Coloque a maminha numa travessa acompanhada pelas cebolas carameladas. Sirva em seguida.

Leia também:  Brigadeiro de Oreo

Dica do iTodas: Você pode colocar batatas cortadas ao meio para assar junto com a carne. Ela pode ser temperada no mesmo molho da carne, mas apenas na hora de ir ao forno. Como a batata “puxa” o sal, não deve ficar temperada com antecedência, por correr o risco de salgar demais. Caso queira, aumente um pouco a quantidade do tempero da carne para sobrar para as batatas e ter um prato mais suculento.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.