Lidar com a queda de cabelo pode ser algo extremamente desagradável e frustrante. É triste ver todos aqueles fios espalhados pelo chão, ou presos na escova de cabelo após penteá-los. Entretanto, isso não é definitivo e nós podemos trabalhar para reverter a situação.

Para lidar com a queda de cabelo, um dos principais fatores é entender o motivo que está causando o problema. Pode ser algum fator hormonal, uma deficiência nutricional, o uso de determinados medicamentos, um caso de estresse físico ou emocional, etc.

Vale a pena consultar um médico para investigar o que está provocando a queda de cabelo, para que seja possível tratá-la pela raiz, dependendo das particularidades de cada caso.

Além disso, também podemos fazer uso de remédios naturais que podem contribuir para frear a queda e, além disso, estimular o crescimento de novos fios para que possamos voltar a ter um cabelo forte e saudável.

Hoje, em nosso espaço, queremos compartilhar algumas soluções caseiras que nos ajudam a combater a queda de cabelo. Não deixe de conhecê-las a seguir.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Aloe vera
O aloe vera é amplamente conhecido por seus benefícios para o cabelo e para a pele, e ele também pode ajudar a combater a queda dos fios. O gel desta planta conta com diversas vitaminas e minerais que fazem com que o cabelo cresça, além de contribuir para desobstruir os folículos capilares.

Leia também:  Como identificar uma infecção urinária em crianças e adolescentes

Para utilizá-lo, basta aplicar um pouco do gel de uma folha no couro cabeludo, fazendo suaves massagens para que ele possa penetrar bem. Deixe agir durante algumas horas ou então durante a noite, e enxágue com água morna. Repita entre 3 e 4 vezes por semana.

Foto: Alex Silva / MdeMulher
Foto: Alex Silva / MdeMulher

Ovos
As proteínas são nutrientes fundamentais para a saúde capilar, e os ovos contêm uma das melhores combinações de proteínas que existe. Por isso, eles podem ajudar a combater a queda e estimular o crescimento dos fios. Aproveite a seguinte receita:

  • Pegue dois ovos e separe as gemas das claras.
  • Misture as gemas com um pouco de azeite de oliva.
  • Massageie o couro cabeludo suavemente com a mistura, durante cerca de 15 minutos.
  • Enxágue com água fria.

alecrimInfusão de alecrim
O alecrim é uma excelente erva para o cuidado com os cabelos. Ele estimula e melhora a circulação no couro cabeludo, promovendo o crescimento dos fios e contribuindo para frear a queda. Além disso, ele ainda nutre e limpa o cabelo, e até previne o surgimento dos cabelos brancos.

Leia também:  Saúde | Saiba o que é a doença de Alzheimer

Para utilizá-lo, basta fazer uma infusão com um punhado de alecrim e água. Em seguida, deixe esfriar, coe as folhas, e você terá a água de alecrim.

Em seguida, basta aplicar no couro cabeludo, fazendo suaves massagens para intensificar a penetração da água no mesmo. Deixe agir e não enxágue. Você pode mantê-lo no cabelo durante a noite e enxaguá-lo pela manhã.

Foto: Reprodução / Pro-Natura
Foto: Reprodução / Pro-Natura

Feno-grego
As sementes de feno grego são um remédio um pouco menos conhecido, mas nem por isso são menos eficazes no combate à queda de cabelo. Além disso, elas irão ajudar a fazer com que o seu cabelo cresça muito mais rápido, forte e saudável. Para utilizar o feno grego, confira a seguinte receita:

  • Deixe três colheres de sementes de molho em água por um período entre oito e dez horas.
  • Em seguida, triture as sementes para que elas se transformem em uma pasta.
  • Aplique a pasta no cabelo e, principalmente, no couro cabeludo, fazendo suaves massagens.
  • Deixe agir durante cerca de 30 minutos e enxágue com água morna.
  • Aplique o tratamento regularmente, uma vez por semana, para ver os resultados.
Leia também:  As origens cerebrais da corrupção

Para potencializar os mesmos, você também pode enxaguar o cabelo com a água na qual as sementes de feno grego ficaram de molho.

Foto: ISTOCK/THINKSTOCK
Foto: ISTOCK/THINKSTOCK

Flor de hibisco
A flor de hibisco possui diversas propriedades naturais que ajudam a combater a queda de cabelo. Além de promover o crescimento, ela ainda pode ser usada para deter a caspa e fortalecer os fios. Confira esta receita para aproveitar todos os seus benefícios:

  • Coloque em um recipiente duas xícaras de óleo de coco e 10 flores de hibisco.
  • Aqueça a solução para fazer uma infusão. Em seguida, coe e fique com o óleo.
  • Aplique-o nos cabelos antes de ir dormir. Lave o cabelo pela manhã.
  • Repita algumas vezes por semana para obter melhores resultados.

Atenção
Lembre-se de que, conforme falamos anteriormente, o uso destes remédios não irá resolver completamente o problema se a causa por trás da queda dos fios não for investigada. Vale a pena consultar um médico para se livrar da queda de cabelo de maneira definitiva, e de acordo com as especificidades do seu organismo.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.