Agora MT Política Começa 2ª etapa de atualização das divisas intermunicipais
POLíTICA

Começa 2ª etapa de atualização das divisas intermunicipais

Da assessoria
VIA

Foto: assessoria
Foto: assessoria

O início da abertura dos trabalhos da segunda etapa do projeto de atualização das divisas intermunicipais do Estado de Mato Grosso aconteceu na manhã de hoje (29) na Assembleia Legislativa. Para essa fase, cada município nomeou dois representantes do Executivo municipal e dois da Câmara Municipal.

O trabalho tem por objetivo elaborar propostas de atualização das divisas intermunicipais com vista à resolução de inconsistências territoriais existentes no 3º e 4º Blocos de municípios, por meio de processo participativo.

A III Oficina de Trabalho terá a participação do 3º e 4º Blocos, que contará com representantes de 31 municípios definidos, e outros 14 municípios limítrofes.

Hoje pela manhã foram definidos os parâmetros das discussões para o período vespertino, que acontecerá no Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (Cefapro), quando terá representantes de São Pedro da Cipa, Juscimeira, Primavera do Leste, Poxoréu, Rondonópolis e Pedra Preta.
Para o presidente da Comissão de Revisão Territorial dos Municípios e das Cidades da Assembleia, deputado Ondanir Bortolini (PP), o Nininho, o ciclo de discussões vai proporcionar que esses municípios tenham a oportunidade de debater propostas e resolver os impasses nas áreas limítrofes com demais municípios vizinhos.

“Esse trabalho é um anseio da população desses municípios que se encontram com constantes confrontos com áreas limítrofes com seus vizinhos. Essa oficina é uma tentativa de solucionar esses problemas”, revelou Nininho.

Um dos impasses que estarão debatidos durante a III Oficina de Trabalho está direcionado para o Grupo 2, do Bloco 03, envolvendo os municípios de Primavera do Leste e Poxoréu.

Para a prefeita de Poxoréu, Jane Rocha (PSD), o município tem o impasse da área onde está localizado o Distrito de Novo Poxoréu, com divisa com Primavera do Leste. No local residem cerca de 4 mil pessoas, em área pertencente à Poxoréu, que conta com plantios de soja, milho e outras lavouras de grãos.
“Não podemos perder essa área, porque Poxoréu depende de 45% da renda do Distrito, e estamos construindo uma escola municipal com seis classes para atender os moradores”, afirmou ela.

Por outro lado, o prefeito de Primavera do Leste, Erico Piana (DEM), acompanha a discussão de perto, pois também não admite perder a área, onde segundo ele, muitas pessoas que residem no Distrito são moradores de Primavera do Leste, que são atendidas num Posto de Saúde do município localizado há cerca de cinco quilômetros de distância.

“Os debates são um processo natural de ambas as partes interessadas, esperamos que se resolva da melhor maneira possível, pois Primavera do Leste também ajuda os moradores com trabalho de terraplanagem das estreadas”, apontou ele.

Na avaliação da coordenadora de cartografia da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Lígia Carvalho, essa etapa é considerada o coração do projeto, onde os representantes dos municípios vão debater e construir a área territorial com propostas de encaminhamento.

“Temos problemas do memorial descritivo entre as divisas de diversos municípios, sendo que, essa etapa vai proporcionar alternativas para solucionar os critérios que a população desejar o que será melhor para cada área”, definiu ela, apontando que a Seplan e a Assembleia serão os mediadores dos processos envolvendo as partes interessadas.

Metodologia – Para esta segunda etapa, a equipe técnica da Assembleia Legislativa definiu que a Comissão de Revisão Territorial da Casa contará com dois técnicos por grupo de trabalho para a mediação metodológica da oficina e orientação da redação da proposta de atualização da divisa intermunicipal, assim como, a Seplan, e o IBGE.

De acordo com a programação, no período da tarde ficou definido que serão debatidos os Grupos 1, 2 e 3, somente do 3º Bloco. Fazem parte desse bloco os municípios de Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Campo Verde, Dom Aquino, Gaúcha do Norte, Guiratinga, Iitiquira, Jaciara, Juscimeira, Paranatinga, Pedra Preta, Primavera do Leste, Poxoréo, Rondonópolis, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

Relacionadas

Bolsonaro informa ao STF convite para viagem e pede devolução de passaporte

O ex-presidente Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que recebeu convite oficial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para visitar Israel com sua família...

Lei que cria salas exclusivas no SUS para mulheres vítimas de violência é publicada

A lei que garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou no próprio SUS (Sistema Único...

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

O plenário do Senado Federal aprovou por votação simbólica, em regime de urgência, na terça-feira (23), o projeto de lei que cria regras para...

Governo lança programa que facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória (MP) que cria o Programa Acredita, um pacote de ações...

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio

O prazo para solicitar o título de eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral — para que seja possível votar nas eleições...

Pré-candidatos à Prefeitura de Rondonópolis batem boca durante sessão no Plenário da Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL), que são pré-candidatos à Prefeitura de Rondonópolis, discutiram nesta quarta-feira (24) durante sessão vespertina...

Senado começa a discutir nesta terça aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

O plenário do Senado começa a debater nesta terça-feira (23) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria um novo benefício salarial para...

Congresso analisa nesta quarta veto de Lula sobre lei que restringe ‘saidinha’ de presos

Parlamentares realizam nesta quarta-feira (24) uma sessão do Congresso voltada à análise de vetos. Na pauta estão todas as 32 matérias barradas pela Presidência...

Pais reclamam de tempo de espera em PA Infantil e vereadores convocam secretária de Saúde para dar explicações

Nesta quarta-feira (24), a situação do Pronto Atendimento Infantil voltou a ser debatida na Câmara Municipal de Rondonópolis. A vereadora Kalynka Meirelles (PL) e...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas