Foto: reprodução
Foto: reprodução

Alguns nomes de atletas, ex-atletas e personalidades que vão levar a tocha olímpica e o percurso que ela fará pelo país foram divulgados hoje (24) pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e patrocinadores do evento. No total, a tocha vai passar por 329 cidades (veja aqui), entre elas estão Várzea Grande e Cuiabá, ambas em Mato Grosso.

Entre os atletas que participarão do revezamento estão a tenista Maria Esther Bueno, o nadador Gustavo Borges, a velejadora Isabel Swan, o nadador Clodoaldo Silva, a ginasta Laís Souza, a jogadora de vôlei Fabiana e a de vôlei de praia Adriana Behar. O atleta da paracanoagem Caio Ribeiro, o ultramaratonista Weimar Pettengill e o arqueiro indígena Gustavo Santos também vão participar.

Leia também:  Em Mato Grosso, vacinação contra a gripe vai até sexta-feira (09) apenas para os grupos de risco

Os nomes foram escolhidos pelos patrocinadores Bradesco, Coca-Cola e Nissan, que também incluíram pessoas envolvidas em projetos sociais e artistas, como o cantor Di Ferrero. De acordo com o Comitê Rio 2016, a judoca Erika Miranda foi escolhida para representar todas as mulheres atletas do país.

A ex-ginasta Laís Souza disse que está ansiosa para participar do revezamento e lembrou que, em suas participações em olimpíadas anteriores, nunca pode comparecer à abertura: “Nossa competição era sempre no segundo dia e a gente ficava descansando no hotel. Agora, vários sonhos vão vir à tona, e várias coisas vão passar na minha cabeça”, disse a atleta, que conta com a presença do público. “Espero movimentar o máximo de pessoas possível. Estou bastante ansiosa”.

Leia também:  Trabalhador morre após receber descarga elétrica durante serviço

Tenista número um do mundo em 1959, Maria Esther Bueno também comemorou o convite, principalmente porque, em sua época de atleta, o tênis não era um esporte olímpico. “Vai ser uma olimpíada única e fantástica. Acho que é a chance de os brasileiros verem de perto os melhores atletas do mundo.”

No percurso de Brasília até o Rio de Janeiro, a tocha vai passar pelas cinco regiões do país, por paisagens famosas como a Chapada Diamantina, os Lençóis Maranhenses e o arquipélago Fernando de Noronha. O revezamento começa no dia 3 de maio e termina na abertura dos jogos, em 5 de agosto, no Maracanã. A tocha será acesa em Atenas, na Grécia, em 21 de abril.

Leia também:  Sine intermedeia mais de mil vagas de emprego em 24 municípios

No Brasil, serão percorridos 20 mil quilômetros por rodovias e 10 mil pelo ar. A Força Nacional vai acompanhar o percurso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.