Coordenadora das vigilâncias, Ivonete Lima - Foto: Aparecido Marden / AGORA MT
Coordenadora das vigilâncias, Ivonete Lima – Foto: Aparecido Marden / AGORA MT

A Secretaria de Saúde em parceria com as Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica do município de Alto Taquari finalizou na manhã desta sexta-feira (05), a primeira etapa da campanha nacional de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e do zika vírus.  Durante esta primeira etapa as agentes de endemias encontraram diversos focos do mosquito no centro da cidade e para evitar a transmissão foi realizado o bloqueio nos quarteirões em torno de onde foram encontrados os focos.

Segundo a coordenadora das vigilâncias, Ivonete Lima, antes da realização do bloqueio, as agentes de endemias, os fiscais de vigilância sanitária passaram porta a porta orientando os moradores solicitado que todos abrissem as janelas e se ausentassem do local por alguns minutos após a passagem da equipe que estava aplicando o fumacê.

Leia também:  Acerto de Contas | Homem é morto a tiros dentro de oficina de moto

“Logo que se tenha conhecimento da suspeita de casos de dengue, deve-se organizar ações de bloqueio na área provável de transmissão, visando a diminuição da população adulta de mosquitos. A adoção de medidas de controle não deve aguardar resultados de exames laboratoriais para confirmação dos casos suspeitos” disse a coordenadora.

Ainda segundo informações da Vigilância Epidemiológica de Alto Taquari, todos os anos são realizadas palestras para comunidade e campanhas contra o mosquito da dengue.

O trabalho de toda equipe da saúde é diminuir o número de vítimas da dengue, uma vez que em 2015 foram confirmados 132 casos na cidade.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.