Marinha no Pantanal de MT- Foto: assessoria
Marinha no Pantanal de MT- Foto: assessoria

Um dos pontos altos da IX edição do Projeto Ribeirinho Cidadão foi a parceria realizada com a Marinha do Brasil. Ao longo de toda a trajetória fluvial, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha acompanhou as duas embarcações do projeto, oferecendo atendimento médico e odontológico aos ribeirinhos do Pantanal Mato-Grossense.

Conforme o juiz e coordenador do Projeto Ribeirinho Cidadão no âmbito do Poder Judiciário, José Antonio Bezerra Filho, a parceria se deu ainda em 2015, a convite do Tribunal de Justiça. “Ficamos sabendo do trabalho desenvolvido pela Marinha e entramos em contato com o contra-almirante Petrônio Aguiar, que nos atendeu prontamente e destacou um navio de assistência hospitalar para acompanhar o projeto. Fico extremamente contente com a possibilidade de ter a Marinha como parceira. A equipe de médicos é muitíssimo competente e agregou um valor inestimável ao projeto”, diz.

Leia também:  1º Velo Cross acontece em setembro em Poxoréu
Marinha no Pantanal de MT- Foto: assessoria
Marinha no Pantanal de MT- Foto: assessoria

O contra-almirante do 6º Distrito Naval de Ladário, Petrônio Augusto Siqueira de Aguiar, conta que a Marinha está sempre à procura de parcerias para sistematizar e melhorar o trabalho desenvolvido junto às comunidades ribeirinhas. “Adquirimos o NAsH em 2009 e desde então estamos realizando ações assistenciais em várias localidades e ficamos lisonjeados com o convite do Tribunal de Justiça para participar desse projeto tão bonito. Esse primeiro trabalho em conjunto foi formidável e rendeu ótimos frutos a todos, o que nos traz a esperança de continuar com essa parceria pelos próximos anos”, afirma.

Para o capitão-tenente da Marinha, Thiago Cristiano Muniz, a parceria faz jus ao lema da Marinha do Brasil, Protegendo as nossas riquezas e cuidando da nossa gente. “Nós da Marinha aprendemos desde a escola que estamos a serviço do povo. E é justamente nessas ações que a gente materializa isso. Ficamos muito felizes em poder construir um país mais forte junto com Ribeirinho Cidadão”, garante.

Leia também:  Governo mantém suspensa lista de preços mínimos para suínos até dezembro

Ao todo, a equipe médica do NAsH realizou 735 atendimentos médicos e 696 atendimentos odontológicos. Os médicos da Marinha também distribuíram mais de 35 mil medicamentos arrecadados pelo Ribeirinho Cidadão, como polivitamínicos, antigripais, analgésicos, antitérmicos, anti-hipertesivos, entre outros. Já entre os procedimentos odontológicos foram realizados procedimentos tais como extração dentária, aplicação de flúor, cirurgias, raspagem, restauração, entre outros.

Projeto – Em sua nona edição, o projeto Ribeirinho Cidadão atendeu 46 comunidades ribeirinhas, entre os dias 12 e 29 de fevereiro. Nesse período, uma equipe formada por 70 profissionais levou gratuitamente atendimento jurídico e de saúde, além de serviços sociais, para a população que reside às margens do rio Cuiabá. A expedição foi dividida em duas etapas, uma fluvial e outra terrestre.

Leia também:  Secitec prorroga inscrições para MT Enem 2017
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.