Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe influenza H1N1, em Rondonópolis, está confirmado para o último sábado do mês de abril (30). Esta informação é reforçada pela enfermeira responsável pela imunização no município, Noeny Pereira de Souza, que trabalha com a previsão do Governo do Estado liberar as doses necessárias no dia 20. As equipes de todas as unidades já se preparam para manter as portas abertas e atender os grupos prioritários da comunidade no Dia ‘D’ da campanha.

Noeny de Souza esclarece à população que até agora o Ministério da Saúde – MS não disponibilizou as vacinas para o Governo do Estado. Depois de receber a remessa vinda da União, a Secretaria de Saúde do Estado vai distribuir os lotes de doses necessárias para cada cidade. E a previsão é que isso aconteça até o dia 20.

Leia também:  Corrida Solidária contribui com Lar dos Idosos em Rondonópolis

A vacina da gripe vai ser ofertada aos grupos considerados prioritários pelo MS que são de crianças entre 6 meses e menos de 5 anos; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; povos indígenas e pacientes de doenças crônicas.

Em São Paulo 

Noeny de Souza explica ainda que a vacinação contra gripe realizada no Estado de São Paulo foi feita com sobras de doses da campanha do ano passado, por causa do surto da doença naquela região. A enfermeira alerta que quando o MS liberar os lotes de doses de 2016, as pessoas de grupos prioritários de São Paulo devem ser vacinadas novamente. Ela informa que isso é necessário porque a vacina mudou devido ao fato de que a Cepa (termo biológico que se refere aos descendentes com um ancestral comum) já ser diferente.

Leia também:  Escola Municipal desenvolve projeto de leitura há 20 anos e mobiliza alunos e comunidade

“As autoridades de saúde do Estado de São Paulo decidiram vacinar com as sobras de 2015 porque houve um surto da gripe lá. Mas, todas as pessoas que receberam a dose em estoque vão precisar tomar a vacina de novo”, esclarece.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.