Foto: reprodução
Foto: reprodução

O Dia ‘D’ da vacinação contra a gripe influenza H1N1, em Rondonópolis, está confirmado para o último sábado do mês de abril (30). Esta informação é reforçada pela enfermeira responsável pela imunização no município, Noeny Pereira de Souza, que trabalha com a previsão do Governo do Estado liberar as doses necessárias no dia 20. As equipes de todas as unidades já se preparam para manter as portas abertas e atender os grupos prioritários da comunidade no Dia ‘D’ da campanha.

Noeny de Souza esclarece à população que até agora o Ministério da Saúde – MS não disponibilizou as vacinas para o Governo do Estado. Depois de receber a remessa vinda da União, a Secretaria de Saúde do Estado vai distribuir os lotes de doses necessárias para cada cidade. E a previsão é que isso aconteça até o dia 20.

Leia também:  Aeroporto de Rondonópolis pode sair do pacote de privatização

A vacina da gripe vai ser ofertada aos grupos considerados prioritários pelo MS que são de crianças entre 6 meses e menos de 5 anos; mulheres gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); idosos a partir de 60 anos; trabalhadores da saúde; povos indígenas e pacientes de doenças crônicas.

Em São Paulo 

Noeny de Souza explica ainda que a vacinação contra gripe realizada no Estado de São Paulo foi feita com sobras de doses da campanha do ano passado, por causa do surto da doença naquela região. A enfermeira alerta que quando o MS liberar os lotes de doses de 2016, as pessoas de grupos prioritários de São Paulo devem ser vacinadas novamente. Ela informa que isso é necessário porque a vacina mudou devido ao fato de que a Cepa (termo biológico que se refere aos descendentes com um ancestral comum) já ser diferente.

Leia também:  UFMT abre inscrições do 1º vestibular para estudantes quilombolas

“As autoridades de saúde do Estado de São Paulo decidiram vacinar com as sobras de 2015 porque houve um surto da gripe lá. Mas, todas as pessoas que receberam a dose em estoque vão precisar tomar a vacina de novo”, esclarece.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.