Foto: Arquivo Pessoal
Padre Pedro dedicou a vida ao próximo –  Foto: Arquivo Pessoal

Faleceu na madrugada desta sexta-feira (8), em Campo Grande (MS), aos 91 anos, o padre italiano Pietro Melesi, mais conhecido como Padre Pedro. Segundo informações médicas, o falecimento ocorreu devido a uma provável parada cardíaca. O religioso era bastante conhecido pelos trabalhos prestados no Brasil, principalmente no município de Poxoréu (MT), a qual se dedicou por mais de 50 anos.

De acordo com a nota divulgada pela Congregação Salesiana, o quadro de saúde do padre era delicado. “O falecimento foi devido a uma provável parada cardíaca, decorrente do quadro de saúde delicado que já vinha apresentando durante a internação da semana passada, e os problemas renal, hepático e vesicular,” diz a nota.

Leia também:  Inscrições para curso gratuito preparatório para o Enem são prorrogadas em MT

O corpo do sacerdote será velado na Capela Paulo VI. No sábado (9), às 8h será realizada a missa de corpo presente na Capela dos Salesianos e em seguida, o sepultamento no Cemitério Santo Antônio.

“Foi um sacerdote dedicado ao povo e um salesiano que soube viver o trabalho e a temperança de modo exemplar. Ele dedicou-se com grande fé e amor ao povo de Poxoréu e todos aqueles com os quais se encontrou no seu trabalho como missionário, sacerdote, catequista, gestor do hospital São João Batista e amigo do povo.  P. Pedro ficará para sempre no coração do povo de Poxoréu,” explanou a Congregação Salesiana por meio de nota.

Foto: Arquivo Pessoal
Padre Pedro chegou ao Brasil em 1955 – Foto: Arquivo Pessoal

Importante legado

Leia também:  Jovens encontram na educação inspiração para serem atletas

Pedro Melesi, nasceu em 13 de novembro de 1924 em Cortenova, na Itália. Entrou na Casa Salesiana de Ivrea em 26 de setembro de 1939. Fez o Noviciado em Novi-Ligure, Itália, em 1943 e sua profissão perpétua em Villa Moglia-TO, em 15 de agosto de 1950. Foi ordenado sacerdote em Turim em 1º de janeiro de 1954.

No ano seguinte, padre Pedro chegou em Guiratinga (MT), onde trabalhou como catequista até 1957. De 1958 a 1963, trabalhou no Colégio Dom Bosco de Campo Grande como Ecônomo.

Desde 1963, Pedro foi para Poxoréu, onde trabalhou até 2009 como vigário paroquial, vice-diretor e pároco. Padre Pedro ainda se dedicou a edificar colégios e igrejas, nos distritos e em Poxoréu. A partir de 1980, o padre assumiu, a pedido da Diocese de Guirantiga, a direção do Hospital São João Batista.

Leia também:  MT | Inscrições para Circuito Estadual de Tênis encerram nesta segunda

Em 2004, foi celebrado o 50º aniversário de ordenação sacerdotal. Dez anos depois, foi comemorado os 50 décadas de missão e 60 anos da ordenação sacerdotal de Pedro Melesi.

Ainda em 2014, o padre mudou-se para Campo Grande (MS) para tratamento de sua saúde.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.