Na próxima quinta-feira (28), à partir das 7 h.,  a cidade de Rondonópolis receberá a programação “DIA MUNDIAL DE SAÚDE E SEGURANÇA NO TRABALHO”, com ações de conscientização abertas à toda a comunidade.

A data marca o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A mobilização acontecerá das 7 h. ao meio dia, na Praça Brasil, no centro da cidade, onde haverá distribuição de panfletos com orientações sobre acidentes e doenças do trabalho, dinâmica laboral e exercícios de prevenção de LER e DORT, aferição de pressão arterial, glicose e orientações sobre saúde com profissionais especializados. Haverá também uma mesa de frutas para a população que circular pela praça nesta data.

Leia também:  Órgãos se reúnem para definir estratégias de segurança durante o período da Exposul

A ação é uma iniciativa da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (FETIEMT) e seus sindicatos filiados, da Nova Central Sindical de Mato Grosso (NCST-MT) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias (CNTI), com o apoio de diversas entidades sindicais e instituições parceiras.

O objetivo é orientar o trabalhador  sobre saúde e segurança no trabalho, além de alertar sobre a prevenção de acidentes e estimular uma vida mais saudável.

Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social, em Mato Grosso, no ano de 2014 ocorreram 14. 135 acidentes, provocando 11.948 casos de incapacidade temporária, 213 de incapacidade permanente e 127 óbitos.  Ainda segundo o anuário, no mesmo período, no Brasil ocorreram 722.474 acidentes, 598.891 com incapacidade temporária e 13.833 incapacidade permanente, além de 2.783 óbitos.

Leia também:  Inscrições para desfile cívico de 7 de Setembro estão abertas

O evento conta com a parceria das seguintes entidades: Sindicato de Professores e Servidores da Região em Rondonópolis; Sindicato Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Rondonópolis e Região Sul; Sindicato dos Trabalhadores em Escritórios de Contabilidade, Assessoramento, Perícia, Advocacia, Consultoria, Auditoria, Autoescola, Despachante, Prestadores de Serviços, Temporários, Terceirizados, Pesquisas e Afins; SECONSTUR; Associação de Mulheres de Rondonópolis e Região Sul;  Sindicato dos Empregados em Bares Restaurantes e Similares; Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Serviços de Combustíveis e Lubrificantes da Região Sul de Mato Grosso; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Material Plástico de Mato Grosso; Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada e Afins de Mato Grosso, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria do Vestuário e Têxtil de Mato Grosso e

Leia também:  Rondonópolis e outros seis municípios correm o risco de perder zona eleitoral

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário de Rondonópolis e Região Sul de Mato Grosso.

Também apóiam a iniciativa as empresas Herbalife Nutrition, Centro Farma e Anhanguera, além do Ministério Público do Trabalho, SINE-MT, Rotativo Rondon, Machado Assessoria em Segurança do Trabalho, Ministério do Trabalho, Conselho Municipal de Defesa da Mulher, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Rondonópolis, Prefeitura Municipal de Rondonópolis e Universidade Federal de Mato Grosso.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.