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Falta de servidores em agência do INSS acarreta filas longas e atrasos nos benefícios

Por Jéssica Estellen

Fila no interior da Agência - Foto: Você-repórter
Fila no interior da Agência – Foto: Você-repórter

Quem depende de algum atendimento na agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) de Rondonópolis o cenário é crítico. Segurados e outras pessoas que buscam atendimento na unidade estão enfrentando problemas com filas enormes quase que diariamente. Hoje (14) pela manhã foi registrado o momento em que a fila seguia pelo lado externo da agência chegando até a esquina entre a rua Arnaldo Estevan de Figueiredo e a avenida Tiradentes.

Conforme uma denúncia recebida pelo site AGORA MT, a defasagem no quadro de servidores na agência do Instituto Nacional do Seguro Social tem provocado a demora no atendimento.

De acordo com as informações obtidas pela nossa reportagem, houve um redução de cinco servidores que saíram devido a remoções ou aposentadoria. Assim, o número de servidores não é suficiente para atender à procura. Três servidores atendem o público agendado e três são destinados para atender os espontâneos e os setores de Reabilitação e Serviço Social. “Esse número está longe de ser suficiente para atender a demanda em Rondonópolis,” informou o denunciante.

A entrega de senhas também na unidade que antes era limitada às 11h, agora são distribuídas apenas 100 ao dia. “Hoje, muita gente que estava na fila não conseguiu pegar a senha,” comentou a fonte.

Outro problema enfrentado pela população é com relação as perícias e a demora para conseguir o benefício. Para a unidade de Rondonópolis foram mandados dois médicos peritos e um servidor do administrativo nesta semana.

 “Eles estão encaminhando os peritos, mas antes do segurado passar pelo médico, ele precisa de atendimento administrativo e não tem pessoas para liberar as perícias. Por isso aquela fila. Por não ter servidor para atender, segurados que aguardam a mais de seis meses estão sendo remarcados,” explicou.

De acordo com a denúncia, a agência chega a remarcar quatro consultas por dia.

Uma das providências que estão sendo tratadas para melhorar este cenário e assim os beneficiários não tenham que enfrentar o drama diário da fila é que sejam feitas algumas remoções para a agência. “Existem pessoas interessadas em vir para cá, mas também existe a falta de interesse da gerência. Alguns vereadores já estão pressionando e dando um amparo político para que sejam feitas as remoções,” finalizou a fonte.

Fila segue pelo lado externo da unidade - Foto: Você-repórter
Fila segue pelo lado externo da unidade – Foto: Você-repórter

Outro lado

A assessoria de imprensa do INSS enviou uma nota esclarecendo o assunto. Veja na íntegra:

O INSS está atento aos problemas enfrentados pela unidade do INSS em Rondonópolis. Esse fato, inclusive, motivou a recente visita da chefe do setor de atendimento e do gerente-executivo à agência na busca de soluções para o atendimento aos cidadãos.

Dois fatores são apontados para a situação observada em Rondonópolis. Os efeitos do recente movimento grevista e a defasagem no quadro de funcionários por motivo de aposentadorias, afastamentos para tratamento de saúde e pedidos de exoneração.

No caso dos servidores administrativos, o INSS realiza um Concurso Público para o preenchimento de novas vagas; certame ainda em andamento.

No caso dos peritos médicos, o INSS envia semanalmente profissionais de outras unidades para reforçar o atendimento na unidade de Rondonópolis.

Além disso, segundo a Seção de Saúde do Trabalhador do INSS em Cuiabá, o Instituto prepara Edital para a contratação de médicos credenciados para as cidades de Rondonópolis, Primavera do Leste, Campo Verde, Jaciara e Alto Araguaia.”

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