Foto: SHUTTERSTOCK
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Juventude
É rica em antioxidantes como flavonoides e sulforafano, que eliminam os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele.

Anti-inflamatória
Chá da semente age contra dor muscular. “O grão inibe a enzima causadora do desconforto”, diz a nutricionista Mariana Sales (SE). Misture 1 col. (sopa) da semente com água fervida para liberar as propriedades anti-inflamatórias.

Intestino nota 10
Com alto teor de fibras, melhora o trânsito intestinal. Ideal para quem está inchada!

Tireoide funcionando
Contém selênio, substância vital para converter os hormônios inativos em ativos, garantindo o bom funcionamento da tireoide.

Proteção a mil
A semente contém carotenoides, que protegem a visão! “Ainda aumenta a imunidade do corpo e previne câncer de estômago”, completa a especialista.

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Recomendação
Consuma uma colher (sopa) três vezes por semana. Prefere as folhas? Uma porção diária é suficiente. “Mais do que isso pode causar irritação gástrica”, explica a expert. E fuja das versões industrializadas – possuem mais sódio e perdem todas as propriedades. Se fizer questão, prefira a Dijon.

Versões em chá, molho caseiro e folhas
Além do chá, há outras formas de consumir a mostarda. Deixe-as na água por algumas horas e bata no liquidificador com vinagre e temperos, como alho e pimenta. O molho caseiro fica incrível! Você pode adicionar a semente também no molho de carnes e sobre batatas. “Utilize as folhas no suco verde ou refogada. Elas são ricas em vitamina K, C e do Complexo B”, explica Mariana. Fonte de glucosinolato, a substância elimina toxinas e protege o fígado.

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