Foto: Internet
Foto: Internet

As pessoas com mais de 55 anos de Barra do Bugres (a mais de 160 km de Cuiabá) e das cidades vizinhas devem procurar a prefeitura municipal e se inscreverem para consultas oftalmológicas. Os atendimentos começam na próxima quarta-feira (13.06), quando a Caravana da Transformação inicia as atividades na área de saúde.

Além de Barra do Bugres, nesta primeira edição também serão atendidos moradores de Alto Paraguai, Arenápolis, Campo Novo do Parecis, Denise, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Porto Estrela, Santo Afonso, Sapezal e Tangará da Serra. Todas as prefeituras realizam as inscrições para as consultas oftalmológicas.

Para se inscrever, o cidadão precisa portar um documento de identificação e o Cartão SUS. Para quem ainda não tem o cartão, o Ministério da Saúde disponibiliza o site: https://portaldocidadao.saude.gov.br/portalcidadao/areaCadastro.htm, onde é possível fazer um pré-cadastro.

Leia também:  Juscimeira | Recadastramento de idosos no BPC segue até 30 de novembro

Em Barra do Bugres, as atividades da Caravana serão realizadas no Parque de Exposições Renê Barbour. Todas as informações podem ser obtidas no site www.caravana.mt.gov.br.

Outras ações

No campo de cidadania, os moradores terão acesso aos serviços de cadastro e confecção do Cartão SUS, 2ª via de certidões (nascimento, casamento, óbito), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador Amador, CPF, CadÚnico, Carteira de Identidade, foto 3×4, declaração de hipossuficiência, serviço de referência e contrarreferência para a rede de proteção social, inscrição em cursos de capacitação, intermediação de mão de obra e embelezamento.

Haverá oficinas de Postura no Mercado de Trabalho, Sensibilização para o Trabalho. Haverá também orientação aos pais (conflitos familiares), programa de economia criativa, políticas culturais – mapas culturais, sistema estadual de cultura e marco regulatório das organizações da sociedade civil, primeiros socorros e atendimento a acidente doméstico, resistência ao uso de drogas e prevenção ao uso de drogas lícitas e ilícitas.

Leia também:  Setor varejista prevê melhor Natal em 4 anos

Quanto aos serviços complementares, a Caravana da Transformação terá educação para o consumo, processos de segurança, boletim de ocorrência, assistência rural, proteção social, emissão de declaração de hipossuficiência, orientação jurídica, oferta de crédito, fotocópias e plastificação de documentos.

Parceiros

Para realizar o projeto, o Governo do Estado conta com diversos parceiros, divididos em duas modalidades. Os parceiros fixos são: WWF Brasil, Senar, Senac, Senai, Incra, Defensoria Pública. Os órgãos do Estado envolvidos são: Unemat, Procon-MT, Samu, MTI, MT Fomento, Intermat, Empaer e Detran-MT.

Cada edição contará com parceiros regionais. Nesta primeira, a Caravana da Transformação contará com apoio do Sindicato Rural de Barra do Bugres, Projeto Inclusão Literária, Galvan – Escola de Cabelereiro e Grupo Barralcool.

Leia também:  Feriado deve ter aumento de 42% no fluxo de veículos na BR-163
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.