Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou que o refrigerante o 6º alimento mais consumido por adolescentes no Brasil. Outro dado preocupante é que 19% dos brasileiros consomem refrigerantes ou sucos artificiais quase todos os dias, o percentual é maior entre os homens.

Conforme o estudo, os refrigerantes é o produto alimentício mais consumidos entre adolescentes, atrás de arroz, feijão, pão, suco e carnes. Em 7º lugar aparece doces e sobremesas, já hortaliças fica com a 10ª posição.

A pesquisa ainda revelou que os queridinhos do brasileiro, a dupla ‘arroz e feijão’ são consumidos quase todos os dias.  Cerca de 65% dos brasileiros consomem feijão diariamente, já o arroz é o preferido de 82% no dia-a-dia.

Leia também:  10 perguntas e respostas sobre o dente do siso

O estudo ainda aponta que doces são consumidos quase todos os dias por 20% da população e que mais da metade dos jovens fazem refeições em frente a TV. Alguns hábitos como substituir o almoço ou jantar por lanches também foi destacado no estudo e apresentou a proporção de 15,5% atingindo principalmente pessoas com 65 anos ou mais e tende aumentar com o nível de escolaridade.

A refeição conhecida por ser a ‘mais importante’, o café da manhã é consumido por apenas 48,5% dos brasileiros, já 21,9% disseram nunca tomar.

Outro dado preocupante do estudo é que mais de 80% dos brasileiros consomem sódio acima dos limites recomendados.

Os dados são do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes (ERICA) realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Leia também:  Saúde | Os benefícios do pilates na vida de quem pratica essa atividade
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.