Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Trate a labirintite naturalmente com o chá de noz-moscada
SAÚDE

Trate a labirintite naturalmente com o chá de noz-moscada

Da Redação com Remédio Caseiro
VIA

Foto: Remedio Caseiro
Foto: Remedio Caseiro

A labirintite é uma afecção que pode comprometer tanto o equilíbrio quanto a audição, porque afeta o labirinto, estrutura da orelha interna constituída pela cóclea (responsável pela audição) e pelo vestíbulo (responsável pelo equilíbrio).

Causas
As causas são as mais diversas, podendo acontecer em decorrência de processos inflamatórios, infecciosos e tumorais, doenças neurológicas, compressões mecânicas e alterações genéticas.

A labirintite se manifesta, geralmente, após os 40, 50 anos, por conta de alterações metabólicas e vestibulares. Altas taxas de colesterol, triglicérides e ácido úrico também podem acarretar alterações que atingem o cérebro e o labirinto.

Quem sofre com hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites está sem risco de ter labirintite. Assim como quem faz uso de álcool, fumo, café e de certos medicamentos, entre eles, alguns antibióticos, anti-inflamatórios, estresse e ansiedade.

Sintomas
Os sintomas são clássicos: tonturas e vertigens associadas ou não a náuseas, vômitos, sudorese, alterações gastrintestinais, perda de audição, desequilíbrio, zumbidos e audição diminuída.

Há quem tenha a sensação de que o ambiente gira ao redor do corpo, ou que este roda em relação ao ambiente. E quem sinta a tontura, desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, de queda.

A crise de labirintite pode durar minutos, horas, ou dias. Por isso trazemos hoje uma dica para aliviar esses sintomas por meio da medicina natural:

A noz-moscada
A noz-moscada é uma importante aliada no combate à labirintite, pois é um potente anti-inflamatório! Esta semente encontrada em frutos da árvore Moscadeira pode desempenhar a função de sedativo, estimulante, relaxante e anti-inflamatório. Ainda ajuda a aliviar dores, aumentando a circulação do sangue.

Formas de uso
A noz moscada pode ser administrada em pó ou óleo, mas também é possível encontrá-la em comprimidos ou cápsulas. Trouxemos uma receita de chá como exemplo para te ajudar com a labirintite.

Ingredientes
1 folha de louro;
¼ de colher de noz-moscada ralada;
1 copo de água (200 ml).
Modo de Preparo
Rale a noz-moscada;
Ferva a água junto com a folha de louro;
Em seguida, ponha a noz ralada na água e tampe;
Espere esfriar um pouco e beba.
É recomendável tomar esse chá três vezes ao dia; mês sim, mês não.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas