Quatro músicos com paralisia aceitaram o desafio de gerar diferentes notas musicais apenas com o poder de suas mentes.O feito pôde ser concretizado graças a um sistema de interface especial, fundamental para o projeto acontecer e para formar a banda. O paramusical Ensemble é formado por quatro artistas que tiveram suas habilidades motoras prejudicadas.

Imagem: quarteto com paralesia cerebral
Foto: reprodução / Vimeo

No projeto, os músicos usam um capacete especial com eletrodos que detectam suas ondas cerebrais.Uma tela de computador, montada na frente dos músicos, exibe diferentes amostras de música.

Com a ajuda do capacete os artistas escolhem a canção que gostariam de tocar.O quarteto executou uma música chamada ‘Ativando a Memória’ no Hospital Real de Neuro-disabilty em Londres.

Leia também:  Milhares de pessoas marcham em Barcelona contra declaração de independência

A melodia foi capturada por Tim Grabham e pelo professor Eduardo Reck Miranda como parte de seu documentário sobre o projeto.O projeto foi motivado para permitir que pessoas que sofrem com ALS, ou doença de Lou Gehrig, pudessem abraçar seus talentos e superar as limitações da deficiência.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.