Imagem: Patio e Mafrom
Foto: assessoria

O prefeito eleito de Rondonópolis, deputado Estadual Zé Carlos do Pátio (SD) se reuniu com o secretário Estadual de Educação Marcos Marrafom nesta terça-feira (6) para viabilizar a construção de quatro escolas na cidade, além da reforma de várias unidades.

Para Pátio, a construção dessas escolas vai proporcionar a abertura de aproximadamente três mil vagas no sistema educacional. Segundo ele, as escolas devem ser de diferentes modalidades tendo, por exemplo, o objetivo de combater o analfabetismo. “Também devemos contar com uma escola que irá ser específica para ajudar na profissionalização do aluno e uma convencional de 1º e 2º grau, além de uma militar. É importante dizer que a maioria dessas unidades deverá contar com horário integral”, comentou.

Sobre o início das obras, Pátio espera que o Estado as licite ainda no primeiro semestre do ano que vem. “O secretário (Marrafom) esteve nesses dias em Rondonópolis e reconheceu que a região do Jardim Europa até a Vila Paulista acabou se tornando duas cidades, havendo a necessidade da construção de ao menos mais duas unidades”, explicou.

Leia também:  Pátio adianta que asfalto do Universitário pode custar mais de R$ 30 milhões

O prefeito eleito ainda acrescenta que quer tornar Rondonópolis uma referência na educação de Mato Grosso.  “Acredito que a sociedade só se transforma investindo na educação. Sou um apaixonado. Em minha gestão anterior, trabalhei muito para abaixar os índices de analfabetismo entre outros do município. Por isso, não vou ser um prefeito só de escolas municipais”, disse.

Já Marrafom, explica que as construções dessas escolas fazem parte de um plano do Governo para reestruturar a educação de Rondonópolis. Sendo que os projetos ainda estão sendo elaborados. No entanto, o secretário destaca que espera que as obras sejam licitadas em 2017.

Marrafom disse que essa fase de elaboração do projeto é muito delicada e requer tempo. No entanto, lembra que a maior qualidade nessa criação vai acelerar o andamento das obras e evitar os aditivos nos respectivos contratos. “Desenhamos todas as regiões de Rondonópolis. Por isso, as regiões do bairro Alfredo de Castro, Padre Lothar devem receber novas unidades, por conta da demanda”, explicou.

Leia também:  Câmara aprova ‘Programa Bom de Bola, Bom de Escola’ apresentado por Adonias

REFORMAS DAS ESCOLAS

Sobre a reforma nas unidades estaduais de Rondonópolis, Pátio comemorou a retomada das obras. Sendo que em algumas escolas, é preciso retomá-las emergencialmente. Apesar disso, ele destaca que deve vai fazer uma parceria com o Estado para que o município ajude-o, realizando pequenas obras nas escolas como reparo de muro e calçadas.

Como contra partida, ele afirmou que uma das suas primeiras ações à frente da Prefeitura será a pavimentação na rua que dá acesso ao Cefapro (Centro de Formação de Professores), na região da Vila Operária. “Em minha primeira gestão, arrumei aquela área para o Estado construir a nova sede do Cefapro, porque meu sonho era fortalecer a educação naquela região”, explicou.

Leia também:  Pátio deve chamar Celson para ser interlocutor com a Câmara

Por fim, Marrafom finaliza dizendo que a Escola Estadual Adolfo Augusto de Moraes, no Vila Aurora, será uma das primeiras a ter a reforma retomada. Ele afirma que já fez o primeiro credenciamento das empresas para a habilitação, mas nenhuma delas foram consideradas aptas. “Nos próximos dias vamos fazer um novo credenciamento para dar a ordem de serviço imediato”, finalizou.

 

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.