Imagem: bronzeadoCom o verão, chegou o tão esperado momento de colocar o biquíni e ir à praia ou piscina para se bronzear. É hora de atualizar os hábitos solares e tomar alguns cuidados específicos. Afinal, a ideia é ter uma pele dourada, bonita e saudável, e não queimada, certo?
Do ponto de vista médico, o bronzeado é uma resposta do corpo à exposição intensa ao sol. Por isso, a proteção solar, além de ser essencial para todos os tipos de pele, é um dos cuidados mais importantes para o verão, alerta a dermatologista Valéria Marcondes, diretora científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. “O bronzeamento é um mecanismo de defesa do organismo frente à agressão dos raios ultravioletas. Se a pessoa bronzeou, é porque a pele foi agredida de alguma forma e procurou se defender. Vale lembrar, também, que a cor conquistada não representa a realidade, logo, não torna a pele mais resistente ou protegida aos efeitos nocivos do sol”, ressalta.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

Mas isso não significa que você deva dar adeus ao jeito “old school” de se bronzear. Aos poucos, fugindo dos horários críticos, e com o uso de proteção, os riscos, embora ainda existam, são reduzidos, explica a especialista. “O filtro solar deve estar presente sempre e ser usado em todas as áreas expostas ao sol, sem deixar de lado zonas delicadas, como nuca, orelhas, dorso das mãos e parte interna de braços e coxas. É necessário reaplicá-lo a cada duas horas ou após o banho de mar ou piscina. Em relação ao fator, o FPS a partir de 30 é o mais indicado”, orienta.

Para saber como alcançar com saúde o bronzeado perfeito, anote outras dicas indispensáveis das especialistas e encare a maratona de sol sem percalços:

Preparação
Uma semana antes da ida à praia, incorpore uma esfoliação à sua rotina de beleza. Ela prepara a pele, removendo a camada de células mortas e garantindo um bronzeado mais homogêneo e duradouro. Capriche nas áreas mais secas, como joelhos e cotovelos. Deixei também a pele totalmente limpa para uma melhor aplicação do filtro, evitando queimaduras desiguais e inestéticas.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

Exagerou?
No verão, é comum exceder o tempo de exposição ao sol e acabar um pouco vermelha devido às altas temperaturas. Nesses casos, intensifique a hidratação. “Opte por produtos com substâncias calmantes na composição ou por compressas geladas de chá de camomila para aliviar a sensação de queimação. Outra grande amiga dos cuidados pós-sol é a água termal. Quanto mais vezes borrifar, mais rápido a pele irá se recuperar”, assegura Dra. Valéria. Caso surjam bolhas, jamais puxe a pele, pois pode feri-la. Elas indicam que a queimadura não foi apenas superficial, e, para evitar sequelas e outras complicações, o recomendado é procurar um médico.

Mantenha a cor
Os nutricosméticos potencializam o bronze. À base de antioxidantes, como o licopeno e o betacaroteno, eles realçam o efeito dourado por mais tempo. Em geral, as cápsulas devem ser ingeridas uma vez ao dia, e funcionam como coadjuvantes, não substituindo o uso do filtro solar tradicional.

Leia também:  Confira modelos de faixas coloridas para bebês | Moda e Beleza

Proteção extra
Os cabelos também sofrem danos causados pela radiação ultravioleta e pedem proteção. Falta de brilho, ressecamento, pontas duplas e frizz são somente alguns dos problemas listados pela Dra. Valéria. “O uso de produtos específicos, que contenham filtro UV, é sempre recomendado durante a exposição intensa ao sol. Atualmente, uma gama de produtos nessa linha já está disponível no mercado. Chapéus e viseiras ainda garantem um estilo ao visual”. É importante, ainda, evitar pentear os cabelos molhados, e não deixá-los secar com cloro ou sal, sempre tomando uma ducha de água doce na sequência. Essas substâncias abrem as cutículas dos cabelos, deixando-os mais sensíveis e danificados.

Vilões
Bronzeadores e fórmulas caseiras para acelerar o escurecimento da pele devem passar longe dos planos para o verão. O resultado final, na maioria das vezes, pode levar a sérias queimaduras.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.