Imagem: Caravana da Transformação
Foto: Divulgação

A doença é comum entre a maioria das pessoas que buscam atendimento na Caravana da Transformação: catarata. Com Ohtmar Schnadelback, de 80 anos, não foi diferente. O idoso não lembra há quanto tempo tem dificuldade para enxergar, mas se lembra que um acidente com um galho de uma árvore atingiu seu olho esquerdo, deixando-o cego.

Graças à Caravana da Transformação, que está atendendo a região Sul do Estado até a próxima sexta-feira (03.02), Ohtmar terá sua visão do olho direito restaurada, graças à cirurgia de catarata. Desde o início da edição, que ocorreu na terça-feira (24.01) até este domingo (29.01), 1.327 pessoas já passaram por cirurgias de catarata, pterígio e yag laser.

Leia também:  Governo do Estado rompe definitivamente negociações com o Consórcio VLT Cuiabá

“A primeira coisa que vou fazer é dar um abraço na minha mulher”, emocionou-se o idoso que esteve neste domingo no Centro de Eventos de Jaciara para o pós-operatório de 24 horas. Até o momento 888 atendimentos pós-operatórios foram realizados nesta edição.

Este tipo de atendimento previne possíveis complicações que possam ocorrer após a cirurgia. A coordenadora de Saúde da Caravana da Transformação, Simone Balena, lembra que não basta comparecer apenas 24 horas depois. “Também temos outros dois pós-operatórios, o de sete dias e o de 30 dias após a cirurgia. É imprescindível que os pacientes compareçam, pois somente após 30 dias eles recebem alta médica”, explicou a responsável.

Apesar dos atendimentos em oftalmologia terem como público-alvo pessoas acima de 55 anos, o Governo do Estado também atendeu pessoas fora desta faixa etária, um exemplo disso é o número de consultas médicas, que chegou 5.516 neste domingo. No total, 27.684 procedimentos em oftalmologia foram realizados nos seis dias de evento.

Leia também:  Policiais militares auxiliam nas negociações durante desocupação
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.