Imagem: Efeito sanfona
O efeito sanfona aumenta drasticamente o risco de sofrer problemas cardiovasculares (Foto: Ilustrativa)

Você é do tipo que até consegue eliminar alguns quilos, mas logo depois recupera a antiga forma? Bem, isso é popularmente conhecido como efeito sanfona ou iô-iô. Pois uma pesquisa sugere que esse processo constante de emagrece-engorda pode ter um impacto negativo no coração — mesmo entre quem não está acima do peso.

Para chegar a essa relação, pesquisadores do Memorial Hospital of Rhode Island, nos Estados Unidos, dividiram 158 063 mulheres na pós-menopausa em quatro categorias: peso estável, ganho de peso constante, emagrecimento estável e peso variável (o tal do efeito iô-iô). As participantes foram seguidas por cerca de dez anos.

Depois desse tempo todo, os autores notaram o seguinte: as voluntárias com peso normal no início da experiência que emagreceram e depois recuperaram os quilos eliminados apresentavam uma probabilidade 3,5 vezes maior de morrer por parada cardíaca do que aquelas que mantiveram o peso estável do início ao fim da pesquisa.

Leia também:  PRF recupera camionete roubada em Rondonópolis

Curiosamente, não houve aumento de risco de morte entre quem ganhou peso e não conseguiu exterminá-lo nem entre as mulheres consideradas obesas ou com sobrepeso e que passaram por essa variação na balança. Aquelas que enxugaram as medidas e se mantiveram magras também permaneceram com o coração protegido.

Mas o principal autor do trabalho lembrou que a pesquisa foi feita só com mulheres e todas estavam na pós-menopausa. Portanto, ainda não dá para dizer que os resultados se aplicam a todo mundo, como homens e moças mais jovens.

Fora que os dados ainda não estabelecem uma relação direta entre as duas situações. De qualquer maneira, esse sinal de alerta é mais um motivo para manter a alimentação equilibrada e os exercícios em dia quando o excesso de peso vai embora.

Leia também:  Executivo sofre derrota e vetos são derrubados
Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.