Agora MT Mundo Trump deixa americanos surpresos após demitir chefe do FBI
MUNDO

Trump deixa americanos surpresos após demitir chefe do FBI

Da redação com G1
VIA

Comey estava havia três anos e meio no cargo - Foto: Reuters/Jonathan Ernst/Kevin Lamarque
Comey estava havia três anos e meio no cargo – Foto: Reuters/Jonathan Ernst/Kevin Lamarque

O presidente Donald Trump surpreendeu os americanos na última terça-feira (9) ao anunciar a demissão do chefe do FBI, James Comey.
Em uma nota, a Casa Branca diz que Comey foi afastado do cargo pela forma como lidou com o inquérito conduzido sobre e-mails de Hillary Clinton enviados por uma conta particular durante sua gestão como secretária de Estado americana.

Segundo jornais americanos, Comey, de 56 anos, que estava havia três anos e meio no cargo – em um mandato de 10 anos -, estava conversando com agentes do FBI em Los Angeles quando recebeu a notícia de sua demissão – e deu risada, por achar que fosse um trote.

A notícia também causou surpresa no Congresso, mesmo entre Republicanos, e no próprio FBI.
As justificativas para a demissão, no entanto, causaram desconfiança, em particular na oposição democrata. Muitos suspeitam de que ela poderia estaria ligada a uma investigação – em andamento – do FBI sobre possíveis ligações entre a campanha eleitoral de Trump e a Rússia.

O momento e a forma repentina da demissão de Comey são altamente suspeitos, para dizer o mínimo.
Apenas uma semana atrás, o chefe do FBI falou perante uma comissão do Senado sobre a investigação a respeito da suposta interferência russa na eleição americana – e sobre possíveis laços do país com a campanha de Trump.

Nesta quinta-feira, estava previsto seu comparecimento no Congresso para discutir “ameaças globais”.
Trump tem repetido diversas vezes em sua conta no Twitter que as alegações sobre a Rússia seriam “falsas” e que as investigações seriam uma “piada bancada pelo dinheiro dos contribuintes”.
E agora, o homem que comandava a investigação é mandado embora – pelo próprio Donald Trump.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas