13 de maio de 2021
Mais
    Capa Notícias Política Unidade de Saúde do Primavera 3 está em "condições precárias", denunciam vereadores

    Unidade de Saúde do Primavera 3 está em “condições precárias”, denunciam vereadores

    Imagem: vereadores Câmara Primavera
    Foto: Vilmar Kaiser / AGORA MT

    Durante a sessão da Câmara Municipal de Primavera do Leste realizada nesta terça-feira (02), alguns vereadores “engrossaram o coro” contra as más condições de atendimento da Unidade de Saúde da Família (ESF) 9, localizada no bairro Primavera 3. O primeiro a fazer a cobrança foi o vereador Miley, que reclamou da falta de profissionais (segundo ele seria apenas um médico para fazer o atendimento), sendo distribuídas apenas 10 senhas diárias, enquanto outras seriam para “encaixe”.

    Além disso estariam faltando diversos outros profissionais na Unidade de Saúde. “Esta situação é lamentável e providências precisam ser tomadas urgente. Todas as vezes que fizemos reclamações ao secretário de Saúde, senhor Ivaldir ele nos ouviu, porém também não resolveu o problema”, acrescentou.

    O vereador Carlos Araújo “do Sindicato” apoiou Miley no encaminhamento, dizendo também que a situação não pode se manter como está. “É preciso que a população daquela região do Primavera 3 tenha atendimento digno, com funcionários para dar assistência às consultas e demais procedimentos, além de instalações adequadas”, comentou.

    Ainda segundo as denúncias dos vereadores, que estiveram na Unidade, uma reforma fora feita no ano passado, mas já no momento da entrega da obra foi constatado que uma “re-reforma” precisava ser feita. Isso porque um espaço como a sala de triagem por exemplo, foi instalada nos fundos do prédio. Além disso, instalações como consultórios e outras salas sequer possuem uma torneira ou pia.

    Outro problema seria o mau cheiro que sai dos canos, pelos ralos e fazem com que os funcionários “tenham que abrir as portas e janelas cerca de 20 minutos antes do horário de atendimento”, porque senão a permanência no local fica insuportável.

    O vereador Miley propôs que, caso não seja tomada uma providência por parte da Secretaria, uma reunião ou até mesmo uma Audiência Pública seja realizada com os moradores da região, ampliando assim o leque de cobrança às melhorias necessárias.

    O bairro Primavera 3 engloba ainda os bairros Padre Onesto Costa e Buritis 1, 2 e 3. A população destes bairros é estimada entre 12 e 15 mil pessoas, sendo esta demanda absorvida apenas pelo ESF 9.