Os fiéis de São Cristóvão acordaram cedo neste domingo (30) para realizar a tradicional carreata em homenagem ao padroeiro dos caminhoneiros que foi no dia (25), mas comemorado pela igreja neste domingo.

Carreata em homenagem ao dia de São Cristovão - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Carreata em homenagem ao dia de São Cristovão – Foto : Messias Filho / AGORA MT

Por volta das 8h30 os devotos que estavam reunidos na saída da BR-364 próximo ao 5º batalhão da PM (Polícia Militar) iniciaram a carreata, seguindo pela avenida Médici, depois seguiram pela rua Rosa Bororó, Don Wunibaldo, passando pela avenida Fernando Correa da Costa e chagando até a R. A, 21 – Coophacem na Comunidade São Cristóvão no Bairro Sagrada Família.

Durante o percurso de aproximadamente de 8km da carreata que foi formada por ciclista, motociclistas, motoristas e caminhoneiros que seguiram com a queima de fogos e buzinaço (termo adotado para representar uma manifestação popular).

Carreata em homenagem ao dia de São Cristovão pela area central - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Carreata em homenagem ao dia de São Cristovão pela area central – Foto : Messias Filho / AGORA MT
Fiéis a espera da carreata de São Cristovão - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Fiéis a espera da carreata de São Cristovão – Foto : Messias Filho / AGORA MT

A reportagem encontrou pelo trajeto uma família que todos os anos se reúne com amigos, para comemorar e celebrar o dia do padroeiro. De acordo com as irmãs Shirley e Jayne Cessel, essa demonstração de fé é para pedir proteção e também agradecer a comunidade e o padroeiro pelas graças alcançadas nesses mais de 10 anos que a família realiza a homenagem.

Ermes Costa Campos padra da paróquia São Cristovão - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Ermes Costa Campos Padre da Paróquia São Cristovão – Foto : Messias Filho / AGORA MT

De acordo com o Padre da Comunidade, Ermes Costa Campos, a igreja tem São Cristóvão como o padroeiro e guardião de todos os motoristas e viajantes, pois ele serviu as pessoas com a sua vida e seu corpo, ajudando quem não conseguia na travessia do rio. Com esse intuito, essa festa se tornou tradição, ontem (29) tivemos as bênçãos das chaves dos carros e motos e hoje (30) realizamos a benção dos veículos com seus respectivos proprietário, com o intuito de espantar todos os males.

Momento da Benção ao veiculos - Foto : Messias Filho / AGORA MT
Momento da Bênção ao veículos – Foto : Messias Filho / AGORA MT

“Essa bênção é com o intuito de estender a todo o nosso município e que buscam um trânsito mais seguro a todos, lembrando que devemos sempre respeitar as leis de transito.” Ressaltou o pároco.

Advertisements

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.