Agora MT Política Aécio responde nesta terça se renuncia cargo de presidente do PSDB
POLíTICA

Aécio responde nesta terça se renuncia cargo de presidente do PSDB

Da redação com G1
VIA

Aécio Neves - Foto/ Reprodução
Aécio Neves – Foto/ Reprodução

O PSDB aguarda para esta terça-feira (24) uma resposta do senador Aécio Neves (MG) sobre pedido para que deixe em definitivo a presidência do partido. Na última semana, senadores tucanos e o presidente interino da legenda, Tasso Jereissati (CE), se reuniram com Aécio e fizeram um apelo para que renunciasse.

Presidente titular da legenda, o parlamentar mineiro pediu licença em maio, no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou pela primeira vez o afastamento dele do mandato parlamentar com base na delação premiada de executivos do grupo J&F.
Segundo a Procuradoria Geral da República (PGR), o tucano pediu R$ 2 milhões como propina ao empresário Joesley Batista, um dos sócios do grupo J&F. O senador mineiro nega as acusações e afirma que o dinheiro foi um empréstimo para pagamento de honorários de advogados..

Em maio, ao se licenciar da presidência do PSDB, Aécio indicou Tasso para substituí-lo interinamente. No final de setembro, ele foi novamente afastado do Senado, mas conseguiu retomar as atividades parlamentares com o apoio do plenário, que no último dia 17 derrubou decisão do STF.

Para o PSDB, o segundo afastamento de Aécio expôs mais a legenda, e Tasso passou a defender publicamente a renúncia, sob a justificativa de que o senador “não tem condições dentro das circunstâncias de ficar como presidente do partido”.

Divergência
Dentro da legenda, não há consenso sobre a permanência do senador mineiro no cargo. Um grupo defende que Aécio deve renunciar e dar espaço para que Tasso fique à frente em definitivo. Outra ala, no entanto, diz que as eleições estão muito próximas e que uma renúncia iria “expor” e “enfraquecer” a legenda.

A convenção partidária que elegerá os novos integrantes dos diretórios nacionais e estaduais do PSDB está marcada para dezembro.
Líder do PSDB na Câmara, Ricardo Tripoli (SP) assume que o partido está dividido, mas afirma que a maioria quer que Tasso se torne o presidente definitivo.

“Ele [Aécio] é o presidente. E o interino é o Tasso Jereissati, que está indo muito bem. O que a maioria quer, na verdade, é que o presidente Tasso assuma em definitivo. Agora, para que isso ocorra, depende de que o Aécio renuncie”, declarou.

O deputado tucano Daniel Coelho (PE) é um dos que pedem a renúncia de Aécio à presidência do partido. Segundo ele, com o denúncia no STF, Aécio deveria se afastar em definitivo para se concentrar na defesa.

“Você acaba misturando os projetos partidários com a sua defesa. Se [Aécio] conseguisse antecipar esse processo, passar a presidência com tranquilidade para alguém que coloque as posições partidárias acima de posições individuais, seria o ideal”, defendeu.

Uma das vice-presidentes do PSDB, deputada Mariana Carvalho (RO), acredita que a principal saída seria esperar as eleições internas do PSDB, já que nem a executiva foi convocada para decidir sobre Aécio renunciar a presidência.

“O Tasso foi escolhido pelo próprio Aécio, sem consulta à executiva. Eles deveriam resolver novamente de uma forma que não exponha o partido e enfraqueça, como eles estão fazendo”, disse.

O segundo-secretário do PSDB, deputado Nilson Leitão (MT) também classifica como “desnecessário” o pedido de renúncia às vésperas do congresso partidário.
“Não tem porque essa reação. O Tasso presidiria até dezembro, viria um novo presidente eleito. Para que essa celeuma toda? Interessa a quem essa guerra? Jogar isso para fora da casa? Se o Aécio desagrada uma parte e o Tasso desagrada outra, deve haver um terceiro nome que una todos”, afirmou.

Para o deputado Giuseppe Vecci (GO), outro vice-presidente da legenda, o ideal é “serenar” a crise interna. “O Aécio está licenciado e, no meu entender, o PSDB deve aguardar o processo eleitoral fazer a mudança definitiva. Uma mudança para durar 30 dias não faz sentido. Com quem eu tenho conversado, tem colocado isso. Nós temos que serenar este momento e aguardar”, afirmou.

Relacionadas

Dino quer que Lula, Pacheco e Lira falem sobre suposto uso indevido do orçamento secreto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco...

Moraes manda PF aprofundar investigações sobre suposta fraude em vacinação de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal aprofundar as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes...

Pais reclamam de tempo de espera em PA Infantil e vereadores convocam secretária de Saúde para dar explicações

Nesta quarta-feira (24), a situação do Pronto Atendimento Infantil voltou a ser debatida na Câmara Municipal de Rondonópolis. A vereadora Kalynka Meirelles (PL) e...

Governo lança programa que facilita crédito e renegocia dívidas de pequenos negócios

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, nesta segunda-feira (22), a medida provisória (MP) que cria o Programa Acredita, um pacote de ações...

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

O plenário do Senado Federal aprovou por votação simbólica, em regime de urgência, na terça-feira (23), o projeto de lei que cria regras para...

Defesa de Bolsonaro pede ao STF anulação da operação que investiga suposto golpe de Estado

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (18), representada pelo partido Progressistas, um pedido para anular a...

Prazo para regularizar o título de eleitor termina em 8 de maio

O prazo para solicitar o título de eleitor ou regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral — para que seja possível votar nas eleições...

Pré-candidatos à Prefeitura de Rondonópolis batem boca durante sessão no Plenário da Assembleia Legislativa

Os deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e Cláudio Ferreira (PL), que são pré-candidatos à Prefeitura de Rondonópolis, discutiram nesta quarta-feira (24) durante sessão vespertina...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas