Agora MT Política Defesa de Lula pede ao STJ para impedir prisão do ex-presidente
POLíTICA

Defesa de Lula pede ao STJ para impedir prisão do ex-presidente

FONTE
VIA

Imagem: lula2
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Leonardo Benassatto/Reuters)

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu nesta terça-feira (30) ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que impeça Lula de ser preso.

Na semana passada, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), responsável pelos processos da Lava Jato em segunda instância, condenou Lula a 12 anos e 1 mês em regime inicialmente fechado.

Os desembargadores decidiram, ainda, que a pena deverá ser cumprida quando não houver mais possibilidade de recurso na Corte.

Na ação apresentada ao STJ nesta terça, os advogados de Lula argumentam que a execução da pena após condenação em segunda instância contraria a Constituição, na parte que diz que “ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória”.

A defesa do ex-presidente também fundamenta o pedido com base no Código Penal, que prevê somente prisão preventiva ou após “sentença condenatória transitada em julgado”.

A alegação dos advogados de Lula é que somente após esgotados todos os recursos, inclusive nas instâncias superiores (o STJ e o Supremo Tribunal Federal), um condenado pode começar a cumprir a pena.

Prisão após segunda instância

As duas teses apresentadas pela defesa de Lula já foram analisadas pelo STF, em 2016, quando a maioria dos ministros entendeu ser possível a execução da pena após condenação em segunda instância, sob o argumento de que, após essa etapa, não há dúvidas sobre os fatos e provas de um processo penal.

Cármen Lúcia: usar caso Lula para reabrir análise seria ‘apequenar’ STF
Relembre a repercussão da condenação de Lula em 2ª instância
A defesa de Lula, no entanto, argumenta que tal entendimento do STF não é vinculante, ou seja, não obriga os demais tribunais a segui-lo.

À época, as decisões do plenário do STF permitiram a execução da pena, mas não obrigaram os tribunais de segunda instância a decretar prisão após a condenação.

Condenação de Lula

Na semana passada, por unanimidade, os três desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 mantiveram a condenação de Lula por corrupção e lavagem no caso do triplex em Guarujá (SP).

No entendimento dos desembargadores, o ex-presidente recebeu o apartamento da OAS em retribuição a contratos assinados pela empresa com a Petrobras. Desde o início das investigações Lula tem negado a acusação e afirmado ser inocente.

Ao analisar o caso, a 8ª Turma do TRF-4 aumentou a pena anteriormente imposta a Lula pelo juiz Sergio Moro, de 9 anos e meio, para 12 anos de prisão.

Possibilidade de recursos

Na decisão, o colegiado também determinou a prisão de Lula, ressalvando que só poderá se cumprida após o julgamento de um recurso ao próprio TRF-4, chamado embargos de declaração.

Tal apelação não tem poder para inocentar o ex-presidente, serve somente para esclarecer dúvidas sobre o acórdão (sentença).

Ainda não há data para julgamento desse recurso, mas a expectativa é que a análise ocorra em cerca de 2 meses.

Relacionadas

Cláudio Ferreira reforça compromisso com transformações para Rondonópolis

Em uma entrevista recente, o deputado estadual Cláudio Ferreira (PL) falou sobre a importância de uma política centrada nas necessidades da população, atendendo às...

Câmara aprova projeto que obriga companhias aéreas a rastrear transporte de pets

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) um projeto de lei que obriga as companhias aéreas a ofertar serviço de transporte cães e...

Após reclamações, prefeito anuncia medidas para resolver problemas na Saúde de Rondonópolis

Após semanas seguidas de relatos de superlotação na Unidade de Pronto Atendimento e no Pronto Atendimento Infantil, o prefeito José Carlos do Pátio (PSB)...

Governo autoriza importação de arroz para enfrentar impactos das enchentes no RS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Medida Provisória nº 1.217, que autoriza a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) a importar até...

Deputada federal Amália Barros morre aos 39 anos

A deputada federal por Mato Grosso, Amália Barros (PL), 39 anos, morreu na madrugada deste domingo (12), no hospital Vila Nova Star, da Rede...

Mauro Mendes propõe envio de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul

O governador Mauro Mendes vai propor a liberação de repasse emergencial de R$ 50 milhões ao estado do Rio Grande do Sul, após a...

Deputada Amália Barros segue internada em SP em estado grave e sob cuidados intensivos

A deputada federal Amália Barros (PL-MT) está internada em estado grave no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, mesmo hospital que recebeu o...

Prefeito anuncia aumento na frota de transporte coletivo em Rondonópolis

O prefeito José Carlos do Pátio anunciou a compra de 50 ônibus para reforçar o transporte coletivo na cidade de Rondonópolis-MT. O anúncio foi...

Pré-candidato a prefeito diz que água leva qualidade de vida e impulsiona economia nas comunidades rurais

O pré-candidato a prefeito Paulo José Correia (PSB) defende que o poder público leve água encanada e de qualidade para as comunidades rurais da...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas