Agora MT Mundo Trump cancela viagem para Londres onde iria inaugurar nova embaixada americana
MUNDO

Trump cancela viagem para Londres onde iria inaugurar nova embaixada americana

Da redação com G1
VIA

Theresa May e Donald Trump conversam durante encontro na sede da Otan em Bruxelas - Foto: REUTERS/Thierry Charlier/Pool
Theresa May e Donald Trump conversam durante encontro na sede da Otan em Bruxelas – Foto: REUTERS/Thierry Charlier/Pool

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou no Twitter nesta sexta-feira (12) que cancelou uma visita que faria no início deste ano a Londres. O objetivo da viagem era inaugurar a nova embaixada americana na capital inglesa na região de Nine Elms, considerada por Trump como “fora de mão”.

Em sua conta na rede social, Trump disse que suspendeu a visita porque seu antecessor, Barack Obama, vendeu a antiga embaixada por ‘mixaria’. Por causa do “mau negócio”, Trump diz não querer inaugurar a nova sede. A antiga ficava em Grosvenor Square, no prestigiado distrito de Mayfair, no centro de Londres. Já Nine Elms fica ao sul do Tâmisa.

“A razão pela qual eu cancelei minha viagem a Londres é que eu não sou um grande fã da administração de Obama vendendo talvez a mais bem localizada e melhor embaixada em Londres por ‘mixaria’, apenas para construir uma nova em um lugar ruim por US$ 1,2 bilhões. Mau negócio. Queriam que eu cortasse a fita-NÃO!”, escreveu Trump no Twitter.

Um porta-voz da primeira ministra britânica, Thereza May, afirmou à Reuters que o presidente americano é bem-vindo e que ele aceitou o convite ir a Londres. A nova data para a visita, no entanto, ainda não foi acertada.

“Os EUA são um dos nossos aliados mais antigos e mais valiosos. Nossa parceria forte e profunda vai durar”, afirmou o porta-voz.

Mais de um ano após assumir a Presidência, Trump ainda não visitou a cidade. Muitos britânicos prometem protestos em massa contra o norte-americano, que veem como grosseiro e contrário a seus valores em diversas questões, segundo a Reuters.

Desde o ano passado, especulava-se sobre a possibilidade do cancelamento da visita de Trump a Londres, depois de um tiroteio verbal entre o presidente dos EUA, a primeira-ministra britânica e o prefeito da capital inglesa, Sadiq Khan.

Também pelo Twitter, Trump postou vídeos contra muçulmanos, publicados por um grupo nacionalista radical britânico.

Logo após o ocorrido, o prefeito de Londres, que é muçulmano, afirmou que a visita não era bem-vinda. Para Khan, o episódio configurava uma “traição” na relação entre os dois países, aliados de longa data.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas