Imagem: lançamento Castração
Evento de lançamento da castração gratuita – Foto: assessoria

A partir de hoje (17) quem tiver o seu bichinho de estimação (cães e gatos) poderá contar com a castração gratuita, na Clínica Veterinária Anjos de Pata, oferecida pela Prefeitura de Rondonópolis. O lançamento deste serviço aconteceu nesta quinta-feira (17) e marcou o início do atendimento para esse tipo de procedimento.

A castração gratuita foi proposta pelo vereador Adonias Fernandes (MDB) que apresentou o Projeto que se tornou uma Lei Municipal de Nº 7.468 aprovada ainda em 2012, porém apenas nessa administração que está sendo colocada em prática.”A Prefeitura fez uma licitação para que uma empresa especializada pudesse oferecer a castração e agora está tudo pronto para que isso ocorra, pra mim é uma satisfação ser o autor dessa Lei”, explicou Adonias.

Leia também:  “Moradores do Parque Universitário vêm sendo enganados há mais de 30 anos por gestores” afirma vereador

A castração é uma das medidas mais importantes para controle populacional de cães e gatos. A cirurgia também ajuda a evitar diversos problemas de saúde, como os tumores de testículo, próstata e mamários.

Imagem: Patio

Por enquanto a meta é castrar 80 animais por mês e após o 3° mês de passará para 160 cirurgias mês. Até o momento, há 300 animais já cadastrados na Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) para serem castrados. Novos cadastros ainda podem ser feitos. Para isso, o proprietário (com mais de 18 anos) do cão ou gato que deve passar pelo procedimento deve levar o animal até a UVZ para realizar o cadastro e aguardar na fila de espera.

“Quero agradecer ao prefeito José Carlos do Pátio e a sua equipe, inclusive o gerente da UVZ, o médico veterinário, Kleyller Willon Silva pelo empenho de todos para oferecer mais esse serviço para a população”, finalizou Adonias.

Leia também:  Número de eleitores jovens cai 40% em 2018

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.