Agora MT Brasil Falta de combustíveis provoca cancelamentos de voos em vários lugares do país
BRASIL

Falta de combustíveis provoca cancelamentos de voos em vários lugares do país

Da redação com Uol
VIA

Imagem: avião russo cai em mar
Reproduçãoaviâo

A greve dos caminhoneiros provocou um desabastecimento de combustível em diversos aeroportos do Brasil. Com isso, alguns voos tiveram de ser cancelados. As companhias aéreas afirmam que estão acompanhando a situação. Passageiros afetados com a situação podem remarcar o voo, sem custo adicional.

A recomendação aos passageiros é procurar as companhias aéreas para consultar a situação dos voos antes de ir para o aeroporto.

Veja abaixo a situação das principais companhias aéreas e alguns dos aeroportos afetados.

Azul
A Azul cancelou 15 voos nesta quinta-feira (24) por falta de combustível. Dez voos têm como origem ou destino o aeroporto de Recife (PE). Os cancelamentos afetam, no total, 11 aeroportos do país. Os passageiros com voos programados até 31 de maio podem remarcar os bilhetes sem custo.

Veja abaixo a lista de voos cancelados.

  • AD5720: Belo Horizonte – Vitória
  • AD4229: Vitória – Belo Horizonte
  • AD2700: Recife – Fernando de Noronha
  • AD2701: Fernando de Noronha – Recife
  • AD2502: Recife – Natal
  • AD5135: Natal – Recife
  • AD2930: Recife – Juazeiro do Norte
  • AD2931: Juazeiro do Norte – Recife
  • AD6980: Recife – Campina Grande
  • AD6981: Campina Grande – Recife
  • AD2718: Belém – Recife
  • AD4321: Recife – Goiânia
  • AD2600: Goiânia – Viracopos
  • AD4148: Goiânia – Palmas
  • AD4149: Palmas – Goiânia
    Latam
    A Latam afirmou que está operando com restrições nos aeroportos de Brasília (DF), Goiânia (GO), Ilhéus (BA), Recife (PE), Teresina (PI), Confins (MG) e Porto Alegre (RS). Passageiros em voos domésticos com partidas, chegadas ou conexões programadas para esses aeroportos podem solicitar a remarcação do voo para outra data sem pagar taxa adicional nem diferenças tarifárias.

Os passageiros devem entrar em contato pelos telefones 4002-5700 (capitais) ou 0300-570-5700 (demais localidades) ou procurar uma loja da companhia.

Gol
A Gol afirmou que a programação de todos os voos da empresa para esta quinta-feira está mantida. A empresa recomenda que os passageiros verifiquem a situação dos voos antes de se deslocarem aos aeroportos, pelos canais de atendimento da companhia. Caso sejam impactados por eventuais cancelamentos, poderão remarcar suas viagens, sem a cobrança de taxas, e de acordo com a disponibilidade, ou pedir reembolso integral de suas passagens.

Avianca
A Avianca afirma que suas operações foram “minimamente afetadas”. Os passageiros que foram impactados devem entrar em contato com a companhia pelo número 4004-4040 para remarcar suas passagens, sem cobrança de taxa.

Aeroportos afetados
A Infraero não especifica quais são os aeroportos de sua rede que podem estar sofrendo risco de desabastecimento e em qual prazo. ?Há registros de restrição de combustível nos aeroportos de Goiânia, Ilhéus, Recife e Teresina.

Guarulhos (SP)
O aeroporto de Guarulhos não enfrenta problemas com a greve dos caminhoneiros. O maior aeroporto do país conta com um queroduto, que transporta o querosene de aviação diretamente de uma refinaria da Petrobras para os tanques de abastecimento do aeroporto. Dessa forma, não há a necessidade do transporte de combustível por caminhões.

Congonhas (SP)
O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, recebeu combustível na noite de quarta-feira (23). Com isso, as reservas do aeroporto garantem o abastecimento de todos os aviões programados para operar no terminal nesta quinta-feira (24). Congonhas opera durante todo o dia sem cancelamentos.

Brasília (DF)
Uma das situações mais críticas está no aeroporto de Brasília. A administradora Inframerica afirma que tem um estoque de 330 mil litros de combustível, suficiente para garantir o abastecimento somente até as 17h desta quinta-feira.

Por isso, só podem pousar no aeroporto aviões que tenham de decolar novamente sem a necessidade de reabastecimento. Segundo a administradora do aeroporto, a decisão foi tomada em conjunto com companhias aéreas e empresas de combustível.

Confins (MG)
A administradora do aeroporto de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), afirmou que adotou “um plano de contingência e todos os esforços para assegurar o abastecimento de aeronaves, mas já enfrenta restrições”. Segundo o boletim das 14h, havia dois voos cancelados no aeroporto de Confins por conta do contingenciamento de combustível.

Porto Alegre (RS)
A Fraport Brasil, administradora do aeroporto de Porto Alegre (RS), afirma estar operando em níveis de reserva, com possibilidade de impactos na operação. Até o momento, no entanto, não há registro de voos cancelados.

Recife (PE)
O aeroporto de Recife foi o que teve mais voos cancelados até o momento por causa da falta de combustível. Somente a companhia aérea Azul cancelou dez voos que estavam programados para hoje. A Latam afirmou que também opera com restrições na capital pernambucana.

Relacionadas

Haddad nega invasão hacker e diz que sistema de pagamento da União está preservado

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, negou nesta segunda-feira (22) que o sistema de pagamento da União tenha sido invadido por hackers. Segundo o...

Defensoria Pública pede que X seja condenado a pagar R$ 1 bi por danos morais coletivos

A Defensoria Pública da União (DPU) pediu nesta sexta-feira (19) que a Justiça Federal condene a rede social X (antigo Twitter) a pagar R$...

Comissão do Senado aprova redução de IR a taxistas e motoristas por aplicativo

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (23) o projeto de lei que traz redução no imposto de renda a...

Anvisa mantém proibição da venda de cigarros eletrônicos e reforça medidas de combate

A diretoria da Anvisa formou maioria nesta sexta-feira (19) para manter a proibição da importação, comercialização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. Desde...

Presa há uma semana, polícia investiga se sobrinha do ‘Tio Paulo’ cometeu outros crimes

Nesta quarta-feira (24), completa uma semana que Érika de Souza Vieira Nunes, 42 anos, foi presa acusada de furto mediante fraude e desrespeito ao...

Drogas “zumbi” podem ter matado ao menos 14 detentos em MG nos últimos cinco meses

Subiu para 14 o número de mortes de detentos em Minas Gerais que teriam sido causadas por overdose de drogas da família K, conhecidas...

Campos Neto diz que baixo orçamento pode afetar funcionamento do Pix

Para defender a aprovação da autonomia financeira e administrativa da autoridade monetária, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse que o...

Anac e Ministério de Portos e Aeroportos vão investigar morte de cão em voo da Gol

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Ministério de Portos e Aeroportos informaram nesta quarta-feira (24) que foi instaurado um processo administrativo...

Senado começa a discutir nesta terça aumento de benefícios para juízes, promotores e defensores

O plenário do Senado começa a debater nesta terça-feira (23) a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que cria um novo benefício salarial para...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas