Agora MT Brasil Dicas de filmes para quem é apaixonado por Jornalismo
BRASIL

Dicas de filmes para quem é apaixonado por Jornalismo

Da redação com Assessoria
VIA

Participar ativamente de todos os processos de produção de uma notícia é uma das principais funções dos profissionais que trabalham com o Jornalismo. Para que esse papel seja desempenhado com qualidade, o jornalista precisa ter domínio do português, capacidade de expressão, senso crítico e bastante bagagem cultural.

Todo esse conhecimento pode ser adquirido através de leitura, séries e filmes. Momentos de lazer podem ensinar muito sobre a profissão. Gabriella Giovanini Lima, de 22 anos, está no 4º semestre da faculdade de Jornalismo e tem este hábito. “Assistir filme é o meu hobby. Gosto de vários gêneros. Antes da faculdade eu não tinha o costume de assistir muitos filmes que envolviam o jornalismo na trama mas, agora que estou nessa graduação, já tive oportunidade de assistir alguns”. Para conhecer mais sobre a sua área, a estudante também assiste algumas séries. “Umas das minhas favoritas é House of Cards que retrata bastante aspectos políticos”, contou.

Se, assim como Gabriella, você também pensa em fazer uma faculdade de jornalismo, confira inclui filmes antigos e recentes que mostram os bastidores de várias áreas do Jornalismo.

The Panama Papers – 2017

Conta a histórica real dos dois jornalistas alemães que conseguiram revelar manobras de evasão de divisas após terem acesso a milhões de documentos da Mossack Fonseca, uma sociedade de advogados panamenha que administra empresas offshore.

O filme está disponível somente no Netflix e é muito importante para quem deseja entrar na profissão porque mostra o uso do big data no Jornalismo. Atualmente, as redações do mundo todo estão investindo em tecnologia para análise e cruzamento de dados.

Cidadão Kane – 1941

Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst, magnata estadunidense dono de uma grande rede de jornais, Cidadão Kane é narrado através de memórias pesquisadas por um jornalista. Apesar de se pautar na história de Hearst, no filme, o personagem principal se chama Charles Foster Kane, que vai de garoto pobre do interior a dono de um império de jornalismo e publicidade.

Lançado em 1941, conquistou o Oscar de Melhor Roteiro Original no ano seguinte. Apesar do prêmio, o filme só alcançou sucesso de público ao ser relançado em 1956.

Vencedor do Óscar 2016 de melhor filme, Spotlight narra a investigação que a equipe do jornal The Boston Globe fez sobre os casos de pedofilia e abuso sexual cometidos por membros da arquidiocese católica de Boston. Essa investigação foi realizada no começo dos anos 2000 e rendeu à equipe do jornal o Prémio Pulitzer em 2003.

Um fato importante do filme é que ele mostra que, às vezes, o jornalista precisa deixar de lado suas crenças e ideologias para divulgar a verdade. Também relata a influência da Igreja na imprensa e em outros setores, como o jurídico e o político.

O Abutre – 2014

Conta a história de um jovem que entra no mercado independente do jornalismo policial, após não conseguir um emprego formal. Ele e seu assistente começam a filmar crimes e acidentes de trânsito para vender para os jornais televisivos. Com o tempo, ele percebe que pode ganhar mais dinheiro “fabricando” as notícias.

O Abutre nos faz refletir sobre o sensacionalismo dos telejornais policiais, tão comuns no Brasil e o interesse do ser humano em acontecimentos trágicos e mórbidos.

Todos os Homens do Presidente – 1976

O filme, de cunho histórico, se passa nos Estados Unidos no início da década de 70 e relata a investigação jornalística que culminou na renúncia do então presidente Richard Nixon. Pautado na realidade, o longa exibe cenas históricas combinadas com aquelas que foram gravadas por atores.

Jornalismo é o seu sonho?

Segundo dados do Censo da Educação Superior (2016) divulgados pelo INEP e Ministério da Educação (MEC). No Brasil, 314 universidades, entre elas, publicadas e privadas, oferecem o curso de Jornalismo e Reportagem – que incluiu cinema e vídeo, comunicação social, jornalismo e rádio e tele-jornalismo. Em 2016, o número de ingressos foi de 21.985 e o de formandos foi de 10.524.

Se o seu sonho for seguir nessa área, o Educa Mais Brasil pode te ajudar. O programa educacional oferece bolsas de estudo de até 70% de desconto para essa e outras graduações. Não perca tempo, acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região. É gratuito.

Relacionadas

Bolsonaro informa ao STF convite para viagem e pede devolução de passaporte

O ex-presidente Jair Bolsonaro informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que recebeu convite oficial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu para visitar Israel com sua família...

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

A Caixa Econômica Federal paga nesta segunda-feira (22) a parcela de abril do Bolsa Família aos beneficiários com Número de Inscrição Social (NIS) de...

Congresso analisa nesta quarta veto de Lula sobre lei que restringe ‘saidinha’ de presos

Parlamentares realizam nesta quarta-feira (24) uma sessão do Congresso voltada à análise de vetos. Na pauta estão todas as 32 matérias barradas pela Presidência...

Anatel determina novas regras para empresas de telemarketing

A partir do dia 1º de junho, as empresas de telemarketing terão que seguir novas regras definidas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para...

Lei que cria salas exclusivas no SUS para mulheres vítimas de violência é publicada

A lei que garante salas de acolhimento exclusivas para mulheres vítimas de violência nos serviços de saúde conveniados ou no próprio SUS (Sistema Único...

Novo Código Civil deve propor herança de redes sociais e milhas aéreas

O texto do Novo Código Civil, em discussão no Senado, deve propor um conjunto de regras para regular os bens digitais a morte. O...

Presa há uma semana, polícia investiga se sobrinha do ‘Tio Paulo’ cometeu outros crimes

Nesta quarta-feira (24), completa uma semana que Érika de Souza Vieira Nunes, 42 anos, foi presa acusada de furto mediante fraude e desrespeito ao...

Moraes manda PF aprofundar investigações sobre suposta fraude em vacinação de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou a Polícia Federal aprofundar as investigações sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pelos crimes...

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

O plenário do Senado Federal aprovou por votação simbólica, em regime de urgência, na terça-feira (23), o projeto de lei que cria regras para...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas