A imagem é um dos patrimônios mais importantes de qualquer empresa, não importa o tamanho ou o setor de atuação. A maneira como ela é percebida pelo público pode ser a diferença entre o fracasso e o sucesso do negócio.
Com o advento da internet, especialmente das redes sociais, cuidar da imagem da sua empresa se transformou em uma prioridade. Como as informações são criadas e compartilhadas com muita facilidade, opiniões negativas e até boatos podem afetar o seu negócio.
Felizmente, é bastante simples evitar que problemas como esse causem qualquer prejuízo. Ações simples e assertivas, além de um planejamento detalhado, são essenciais para melhorar a maneira como os consumidores enxergam a sua companhia.
No artigo de hoje, vamos ajudar você a construir e cuidar da imagem da sua empresa na internet. Boa leitura!
Defina o seu público-alvo
Um dos grandes segredos de qualquer empresa bem-sucedida é a definição clara do público-alvo de suas ações de marketing. Afinal não adianta desperdiçar tempo e recursos tentando conversar com quem não tem o perfil da sua marca.
Dessa forma, procure conhecer quais são os interesses e necessidades dos seus consumidores. Assim fica mais fácil trabalhar a imagem da sua empresa na internet, estabelecendo uma relação mais íntima e amigável com a audiência.
Produza conteúdos relevantes
Não adianta ter sites, blogs e perfis em redes sociais se os conteúdos postados nesses canais não forem relevantes para o público. Para que os seguidores tenham uma boa imagem da sua empresa, invista na produção de materiais verdadeiramente úteis.
Depois de descobrir quais os problemas que a sua audiência enfrenta, mostre como a sua empresa pode ajudar a resolvê-los. Além de posicionar a sua marca como autoridade de mercado, essa estratégia ajuda a atrair novos clientes e aumentar as vendas.
Seja ativo nas redes sociais
Ter uma página no Facebook ou Instagram e deixá-la parada não ajuda o marketing da sua empresa. E ainda pode passar a imagem de uma marca que não se preocupa em se comunicar com os clientes.
Nesse sentido, procure sempre compartilhar conteúdos interessantes nas redes sociais do seu negócio. E isso vale para postagens desenvolvidas pela própria empresa, quanto para temas relacionados com o seu segmento de atuação.
Responda às reclamações e elogios
Pode ser tentador ignorar, ocultar e até excluir as reclamações dos clientes que não ficaram satisfeitos. Mas esse tipo de atitude pode prejudicar e muito a imagem da sua empresa.
O ideal é responder, sempre educadamente, todos os comentários negativos feitos em relação à marca. Isso demonstra cuidado, atenção e transparência, essenciais para que uma companhia seja bem-vista no mercado.
E não se esqueça de dar atenção aos elogios. Assim, você estimula os usuários a interagirem ainda mais com a sua empresa, passando uma imagem positiva.
Bom atendimento é fundamental
A imagem de uma empresa depende, em grande parte, da maneira como ela atende aos seus clientes. Casos de mau atendimento podem manchar a reputação de uma companhia, afastando novos clientes.
Procure sempre atender os usuários, quer sejam clientes ou não, da melhor maneira possível. Evite comentários irônicos, ríspidos e secos, prezando sempre pela educação e empatia.
Monitore a reputação da sua empresa
Zelar pela imagem da companhia na internet deve incluir, obrigatoriamente, um monitoramento regular a respeito da organização em toda a web. Com tantos conteúdos sendo publicados em sites, blogs e redes sociais, a empresa precisa ter atenção redobrada sobre o que está sendo dito por ela.
Além de monitorar menções à marca nas redes sociais, é importante acompanhar o que outros veículos estão falando sobre sua empresa. Para isso, utilize ferramentas como buscadores, Google Alerts e similares para identificar essas menções.
O acompanhamento frequente, além de mostrar como a audiência enxerga a empresa, permite identificar os apoiadores da marca e até mesmo combater princípios de crise institucional.
Conclusão
Como você pode ver, cuidar da imagem da sua empresa na internet exige planejamento e muita atenção aos detalhes. Afinal, qualquer descuido pode prejudicar a maneira como a audiência percebe a sua marca. Seguindo as nossas dicas, você será capaz de zelar pela reputação do seu negócio com muito mais facilidade.
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Silvana Marques – CEO
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Thiago Sperança – CEO
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