Imagem: Pescuma e WF Senado
Foto: assessoria

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) homenageou, nesta segunda-feira, 25, na tribuna do Senado Federal, a cidade de Cuiabá. Segundo ele, a Capital – que completará 300 anos no dia 8 de abril próximo – “assume o perfil de cidade moderna”, em função das inúmeras obras da infraestrutura e tomou como exemplo o novo Hospital e Pronto Socorro de Cuiabá, que iniciou suas operações.  Wellington aproveitou a ocasião para homenagear os artistas locais, por meio do cantor, compositor e apresentador Benedito Donizetti de Moraes, o Pescuma, declamando letras de algumas de suas músicas.

Fagundes citou grandes empreendimentos, como a Usina de Manso, construída há quase 20 anos, e que encerrou o ciclo de enchentes do rio Cuiabá, que – de tempos em tempos – desabrigava a população ribeirinha.  Falou também da Ponte Sérgio Motta, considerada um dos cartões postais da Capital, e que tem grande repercussão no desenvolvimento da região metropolitana.

Wellington citou ainda a elevatória da Prainha e Mané Pinto, que reduziu o volume de esgoto in natura jogado no rio Cuiabá, assim como os investimentos feitos na Estação de Tratamento de Água do Tijucal e na revitalização da Orla do Porto – hoje um espaço de lazer e entretenimento para toda a população – e que receberá investimentos em uma segunda e terceira etapas que prevêem a construção de calçadas, pista de caminhada, ciclovia e área de contemplação do Rio Cuiabá.

“Essas obras se somam à ampliação e revitalização do Mercado do Porto – centro de compras de hortifrutigranjeiros, carnes, peixe e grãos – e, com isso, a região vai se transformar em importante pólo de turismo, contemplação, entretenimento e lazer” – disse.

O senador aproveitou para destacar o novo Pronto Socorro e Hospital Municipal, que começou a funcionar parcialmente e atenderá com mais qualidade a saúde de toda a população – não só da capital, mas de todo o Estado. Ele se disse feliz por também ter participação ativa nesse empreendimento. O republicano integrou a chamada “força tarefa” que assegurou os recursos junto ao Ministério da Saúde  para conclusão das obras e aquisição de equipamentos.

Da tribuna, Wellington ainda fez questão de enaltecer o empenho do prefeito Emanuel Pinheiro no desenvolvimento das obras na Capital. Segundo ele, Pinheiro tem demonstrado muita versatilidade para construir os entendimentos necessários para se tornar um grande administrador.

PESCUMA NO SENADO – A sessão contou com a presença do cantor, compositor e apresentador Pescuma. Ele assistiu de dentro do plenário a homenagem que o senador Wellington Fagundes prestou a Cuiabá e aos artistas locais.  Ele apresentou o cantor e compositor aos demais senadores presentes como um dos maiores divulgadores da cultura regional com o ritmo tradicional em Mato Grosso, denominado rasqueado cuiabano.

Wellington destacou as “grandes parcerias” de Pescuma  com músicos locais renomados, que, segundo ele, “ajudam a compor o cenário espetáculos do mosaico cultural de Cuiabá e de Mato Grosso”. Citou, entre outros, Henrique, Claudinho, Moisés Martins, Vera, Zuleika, Regina Penna, Dalva de Barros, Benedito Nunes, Jonas Barros, Gervane de Paula, Vitória Basaia, Vander Mello, Valcides Arantes, Grupo Flor Ribeirinha.

Ao final, após ouvir o senador Jorge Kajuru (PSD-GO) também declamar a letra de uma de suas canções, em aparte ao senador Wellington,  Pescuma agradeceu emocionado. “São manifestações como essa do senador Wellington é que fazem valer a pena continuar esse trabalho da qual muito me orgulho, que é ser, de fato, verdadeiramente, um mato-grossense, cuiabano de tchapa e cruz” – disse.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.