As pessoas passam cada vez mais tempo na internet, seja em casa, na rua ou no trabalho. Nesse contexto, as redes sociais se tornaram um dos principais canais de comunicação. De acordo com um levantamento realizado pela ComScore, em 2017, aproximadamente 85 milhões de brasileiros possuíam perfis em redes sociais.
Além de servir como fonte de notícias, entretenimento e meio de comunicação, as mídias sociais possuem um importante papel no processo de compra. Esses sites (Fanpage) funcionam como verdadeiras vitrines de negócios e agem como uma ponte entre marcas e consumidores em potencial. Uma boa estratégia de redes sociais é capaz de destacar uma marca da concorrência e gerar mais receita.
Quer saber como é possível melhorar as vendas da sua empresa com as redes sociais? Então confira as dicas que separamos para você.
Produza conteúdo relevante
Na era do marketing digital, o conteúdo é a principal ferramenta de vendas. Para que a sua empresa conquiste os internautas com eficiência, deve ser capaz de criar e compartilhar materiais relevantes. Uma pesquisa feita pela PricewaterhouseCoopers (PwC) apontou que, para 77% dos internautas, informações obtidas pelas redes sociais influenciam a decisão de compra.
Por isso, quando for planejar as postagens para os perfis da sua empresa, crie conteúdos interessantes e úteis para o usuário. Descubra quem é o seu público-alvo e converse diretamente com ele, despertando o seu interesse. Tenha em mente que, muito além de vender um serviço, a sua marca deve ser capaz de oferecer a realização de um sonho.
Dessa maneira, além de informar melhor os seus seguidores sobre o seu negócio, o seu conteúdo terá mais chances de ser compartilhado, atingindo um número de usuários ainda maior.
Fortaleça o relacionamento com o cliente
A forma como a sua empresa se relaciona com os clientes é tão importante quanto os conteúdos produzidos. Até mesmo o melhor dos produtos pode naufragar em vendas se a marca não souber se relacionar bem com o consumidor.
As redes sociais disponibilizam diversas ferramentas para você acompanhar de perto o que os internautas comentam sobre a sua empresa. Assim, esteja sempre pronto para responder às dúvidas, elogios e reclamações com rapidez e educação. Essa postura gera maior confiança no usuário e, como consequência, fortalece os vínculos com o seu negócio. E quando ele se sente seguro com uma empresa, as chances de adquirir um dos seus produtos são maiores.
Não tenha medo de mostrar os seus produtos
Na hora de planejar as ações de marketing para a sua empresa, leve em consideração que muitas pessoas ainda não conhecem a fundo os seus serviços. Nesse sentido, as redes sociais atuam como uma excelente ferramenta de divulgação da marca.
Crie postagens criativas e atraentes, que mostrem os seus produtos, mas sem vendê-los diretamente. Apresente as qualidades dos serviços da marca e de que forma eles são capazes de solucionar os problemas que o usuário enfrenta.
Aposte também em formatos de conteúdo mais atrativos, como imagens e vídeos para exibir os seus produtos. Afinal, ninguém quer comprar às cegas, não é mesmo?
Aumente o engajamento com promoções e sorteios
Um dos maiores desafios na hora de gerenciar um perfil nas redes sociais é fazer os usuários se engajarem com o seu conteúdo. O engajamento vale ouro na internet e marcas que conseguem estimular a participação do público saem na frente.
Uma maneira de superar esse obstáculo é criar promoções e sorteios. Convide os seus fãs a comentar, curtir e compartilhar o seu conteúdo, oferecendo algum incentivo em troca. Pode ser um cupom de desconto para algum dos seus produtos ou outra premiação atraente.
Fique de olho nos resultados
Como em qualquer estratégia de marketing, o acompanhamento dos resultados é essencial nas mídias sociais. Mensurar corretamente as métricas permite compreender se os objetivos traçados no planejamento estão sendo alcançados.
As principais redes sociais disponibilizam ferramentas dedicadas a isso, com relatórios extensos sobre o comportamento dos usuários e o desempenho de cada publicação. Esses dados são valiosos e podem auxiliar a sua empresa a identificar as ações que estão, ou não, surtindo efeito.
Conclusão
As redes sociais revolucionaram a maneira como nos comunicamos e acessamos informações. Além disso, essas ferramentas têm se mostrado importantes para o processo de compra, aproximando empresas e consumidores e ajudando a melhorar as vendas.
Quer saber mais sobre gestão de redes sociais e como ela pode ajudar a sua empresa? Então acompanhe o nosso blog e fique sempre bem informado!
Silvana Marques – CEO
E-mail: [email protected]
Site: http://outz.com.br/marketeria/
Thiago Sperança – CEO
E-mail: [email protected]
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