Agora MT Destaques O que é auxílio doença | Entendendo Direito
DIREITO DO TRABALHADOR

O que é auxílio doença | Entendendo Direito

Por Helio Fialho

Bom dia, boa tarde, boa noite e boa madrugada meu povo, chegamos agora também em Cuiabá, e termos uma presença cada dia mais forte em Mato Grosso, parabéns Cuiabá pelos seus 300 anos, amo essa cidade e esse povo.

Com a reforma da Previdência ocupando o espaço na mídia, e o futuro do Brasil estando fortemente ligado a essa reforma, por estar tão em evidência os assuntos ligados a essa área do Direito, hoje vamos tratar de um benefício previdenciário que pode fazer a diferença na vida do trabalhador.

Nós os seres humanos somos seres sociais, viver em comunidade é uma constante para nós, normalmente apoiamos uns aos outros para nos proteger e conseguir bens, trocamos coisas de interesses uns dos outros, trabalhamos forte para proteger quem amamos, mas as vezes nos faltam as forças pela perda da saúde.

Nas relações atuais a maioria dos trabalhadores são retribuídos por salário, (empresário também é trabalhador, mas recebe diferente), e normalmente o salário não dá para fazer reservas para uma eventual dificuldade, é por isso que existe no Brasil uma proteção previdenciária, para que se diminuir sua capacidade de trabalho não lhe falte o pão.

Imagem: auxilio doença
Foto: reprodução

O direito ao auxílio doença é um direito fundamental, ou seja, é um direito que vem direto da Constituição, quer dizer que esse direito está intimamente ligado a dignidade da pessoa, veja o que diz a constituição federal:

“Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei,

I – Cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada.

Então agora sabemos que todos tem que pagar a previdência, (filiação obrigatória), e que alguns benefícios só são dados a quem efetivamente contribuiu, e em alguns casos só depois de um certo número de contribuições (período de carência).

Então o auxílio doença é direito apenas de quem estava na posição de contribuinte, ou seja, aquele que estava pagando, contribuindo com a previdência e seu período de carência.

Normalmente o período de carência para o auxílio doença é o de 12 contribuições, podendo ser várias em decorrência da doença, ou da forma como ela foi adquirida ou mesmo a gravidade dela, neste caso dispensando o período de carência, ou seja, as 12 contribuições, mas não dispensando que você esteja pagando, contribuindo.

Há uma lista de doenças que são liberadas da carência, que o trabalhador pode requerer o auxílio doença antes mesmo de ter contribuído as 12 vezes.

Como aprendemos acima com nosso novos conhecimentos podemos afirmar que o auxílio doença tem duas modalidades, a comum e a acidentária .

As diferenças entre eles são, (a) aos segurados abrangidos; (b) à carência, que no auxílio-doença acidentário não cabe , em razão de sua causa (acidente de trabalho ou doença ocupacional), enquanto há previsão de prazo carencial no auxílio doença previdenciário (12 contribuições mensais),  a não ser em caso de acidentes de qualquer outra natureza, doenças

graves, contagiosas ou incuráveis previstas como situações em que a carência é incabível; e (c) aos efeitos trabalhistas decorrentes, já que apenas o auxílio-doença acidentário acarreta ao empregado a garantia de emprego prevista no art. 118 da Lei n. 8.213/1991 (12 meses após a cessação desse benefício, independentemente de percepção de auxílio-acidente) e a manutenção da obrigatoriedade do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) mesmo durante o período de afastamento.

Não será devido auxílio-doença ao segurado que se filiar a previdência, já portador da doença ou da lesão invocada como causa para o benefício, a não ser  quando a incapacidade de sobrevier por motivo de progressão ou agravamento dessa doença ou lesão – situação que costuma gerar demandas judiciais, já que muitas vezes o INSS não reconhece a situação do segurado portador de doença não incapacitante quando de sua filiação, agravada após algum tempo de atividade no trabalho.

A concessão do auxílio-doença está sujeita, em regra, à comprovação da incapacidade em exame realizado por médico perito da Previdência Social, uma vez ultrapassado o lapso de 15 dias de afastamento do trabalhador por causa da doença, cabendo à empresa que dispuser de serviço médico próprio ou em convênio o exame médico e o abono das faltas correspondentes aos primeiros 15 dias de afastamento.

Para provar a incapacidade do segurado, tanto na via administrativa como em juízo, é imprescindível a produção de prova pericial por médico que tenha domínio sobre a patologia em discussão, não sendo possível ao órgão decisório tomar a decisão sem permitir ao segurado a produção de tal prova.

Então normalmente é muito difícil conseguir esse benefício sem a presença forte de um advogado, um bom advogado, que fará a intermediação e requerimentos necessários para que as provas sejam feitas no sentido do cliente ter acesso ao benefício.

O principal gargalo no processamento das demandas de concessão e restabelecimento dos benefícios por incapacidade está na perícia médica. Segundo o Juiz Federal José Antônio Savaris: “Quando a perícia judicial não cumpre os pressupostos mínimos de idoneidade da prova técnica, ela é produzida, na verdade, de maneira a furtar do magistrado o poder de decisão, porque respostas periciais categóricas, porém sem qualquer fundamentação, revestem um elemento autoritário que contribui para o que se chama decisionismo processual”.

Não vai ser fácil senhores, por isso a escolha do advogado será fundamental, porque o sofrimento físico será agravado pelo sofrimento mental em ter acesso ao seu direito.

 

 

Relacionadas

Operação sequestra 13 veículos de alvos ligados a esquema criminoso liderado por preso em cadeia de MT

Nove veículos de pequeno porte, a maioria camionetes, e três caminhões estão entre os bens apreendidos pela Polícia Civil durante a Operação La Catedral,...

Três pessoas morrem após carro bater em trator e veículos pegarem fogo na MT-246

Três pessoas morreram na manhã desta quinta-feira (16) após um grave acidente envolvendo um carro e um trator na MT-246, entre os municípios de...

‘Disciplina’ de facção criminosa é preso em Rondonópolis por decretar morte de usuário

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis cumpriu, nesta quarta-feira (15), a prisão do mandante de um homicídio ocorrido na cidade,...

Dois homens são amarrados e executados dentro de empresa em MT

Dois homens identificados como Bruno Alves dos Santos, 23 anos e Edmilson Felício da Silva de 24 anos, foram executados, na noite desta quinta-feira...

Adolescente de 16 anos que estava foragida por homicídio brutal é apreendida pela Polícia Civil

Nesta quarta-feira (15), a Polícia Civil cumpriu um mandado de busca e apreensão e ordem de internação provisória de uma adolescente de 16 anos...

Homem é socorrido pelo Corpo de Bombeiros após cair do telhado enquanto trabalhava

Um homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros após cair do telhado enquanto trabalhava, na tarde da última quinta-feira (16), no bairro São Lourenço,...

Polícia Civil resgata mãe e três crianças que viviam sob violência doméstica e maus-tratos

Uma mãe e seus três filhos, todos ainda na primeira infância, foram resgatados pela equipe da Delegacia de Poconé, nesta segunda-feira (13) no Distrito...

Mulher é presa com droga ao tentar visitar esposo na Mata Grande

Uma mulher de 37 anos foi presa pela Polícia Penal tentando entrar com entorpecentes na Mata Grande, neste domingo (12), em Rondonópolis-MT. Conforme informações, durante...

Thiago Silva segue liderando e Paulo José sobe para segundo lugar em nova pesquisa

Uma pesquisa quantitativa do Instituto MT Dados, divulgada nesta terça-feira (14), mostra como está o cenário da disputa pela Prefeitura de Rondonópolis para as...

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas