Agora MT Variedades Saúde e Bem-estar Cientistas criam vacina para quem tem alergia a gatos
SAÚDE

Cientistas criam vacina para quem tem alergia a gatos

A proposta da vacina é impedir que os felinos transmitam a proteína Fel D1.

Da redação com R7
VIA

Você mal chega próximo a um gato e já começa a espirrar, tossir e seu nariz entope?

Cientistas da HypoPet AG, empresa sediada na Suíça e oriunda da Universidade de Zurique, desenvolveram uma vacina para aliviar todos estes sintomas de quem é alérgico a esses felinos.

O que causa a alergia a gatos

Os gatos possuem uma proteína chamada Fel D1, produzida na saliva e secreções da pele que costumam resultar em reações alérgicas a muitos humanos.

Como gatos se lambem constantemente, acabam espalhando a substância por todo o pêlo. Além de soltarem pêlo, ao tocarem e se esfregarem a algum objeto ou ambiente eles deixam a proteína por onde vão.

Os principais sintomas se assemelham à asma e rinite alérgica, como:

• Espirros

• Coriza

• Entupimento nasal

• Tosse

• Cansaço

• Chiado no peito

Como funciona a vacina

A proposta da vacina é impedir que os felinos transmitam a proteína Fel D1.

Para isso, a composição da vacina foi desenvolvida a partir de estudos com 54 gatos, que receberam três doses da composição em suas patas traseiras durante nove semanas.

Após injetar a vacina, os pesquisadores detectaram um aumento de anticorpos que agem contra o Fel D1 no sangue dos gatos. Suas salivas e lágrimas também tinham uma menor quantidade da proteína. Não houve efeitos colaterais apresentados pelos felinos vacinados.

Em uma última etapa, amostras do sangue dos gatos vacinados foram misturadas com sangue de humanos alérgicos a gatos. O nível de reações químicas relacionadas à alergia foi bastante inferior ao habitual.

Agora, os cientistas pretendem registrar e regularizar a vacina para que os alérgicos tenham acesso e possam ter uma melhor qualidade de vida junto a seus pets.

Relacionadas

Especiais

Últimas

Editoriais

Siga-nos

Mais Lidas