Imagem: Thiago SilvaO deputado estadual Thiago Silva (MDB) esteve, no último sábado (21) em Rondonópolis, na Rodovia do Peixe (MT-471), participando da entrega de uma patrulha mecanizada agrícola para Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Selva de Pedra e Gleba São José da Boa Esperança.

O maquinário composto por um trator, uma grande de arado e uma carretinha é o resultado de uma ação conjunta entre o deputado federal Carlos Bezerra (MDB) com o deputado Thiago Silva. “Essa patrulha mecanizada agrícola é uma luta que começamos ainda dentro de mandato de vereador. Depois do pedido de ajuda dos produtores da região, procuramos o deputado Carlos Bezerra, que garantiu apoio para demanda. Esse maquinário é um grande estimulo para o aumento da produtividade da Associação”.

Thiago Silva ainda anunciou outra grande notícia para os presentes. A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) vai retomar a perfuração de poços artesianos na cidade. O parlamentar ouviu a garantia do superintendente do órgão em Mato Grosso Francisco Holanildo Silva Lima. Na Associação dos Pequenos Produtores Rurais da Gleba Selva de Pedra, Gleba São José da Boa Esperança e São João Batista serão perfurados pelo menos três novos poços. “O local está em situação crítica. Cerca de 60% do abastecimento da região é feito por mina d´agua. Boa parte já secou. Os pequenos produtores estão com grande dificuldade para manter animais e produção. O problema será praticamente resolvido com os poços. Os pontos de perfuração já foram marcados e terão capacidade para abastecimento de no mínimo 900 pessoas diariamente”, explica.

O líder comunitário Alcimar Borges, que preside a Associação citada, conta que a participação do deputado Thiago Silva foi fundamental para o atendimento dos agricultores familiares. “O deputado Thiago Silva é uma pessoa muito atenciosa. Foi assim quando vereador e continua com o mesmo perfil na Assembleia Legislativa. Ele é muito sensível com a questão da agricultura familiar. Quando garantiu que essa patrulha mecanizada e os poços sairiam do campo das promessas e se tornaria algo concreto, tive a certeza que nossos problemas seriam resolvidos. Em nome da associação só tenho a agradecer pela dedicação e esforço”.

Turismo

Com o fim do problema de abastecimento a região, pesqueira e rica em belezas naturais que recebe cerca de 5 mil pessoas por final de semana, precisa aumentar os estímulos para o turismo.

Thiago Silva agora volta seus esforços pela manutenção dos 24 km de asfalto da Rodovia do Peixe, bem como o prolongamento do trecho. “ O volume de empreendimentos voltados para o turismo aumentará consideravelmente com a regularização do abastecimento. Para tanto são necessários investimentos pontuais, como a constante manutenção da pista, placas, limpeza da vegetação lateral. Nosso grande desafio será o prolongamento do asfalto da MT-471. No trecho sem pavimentação a quantidade de ranchos construídos impressiona, ao redor deles sempre tem pequenos comércios e pousadas. Isso só contribui para a economia local. Com o asfalto esse potencial turístico deve dobrar, ou até triplicar”.

Comentários

*Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do site.