20 de outubro de 2020
Mais
    Capa Destaques Fiscais do Indea em conjunto com PRF apreendem carga de madeira proibida...
    OPERAÇÃO

    Fiscais do Indea em conjunto com PRF apreendem carga de madeira proibida em Rondonópolis

    "As castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção"

    Imagem: ef231e90 9619 4a11 9e36 584675f78144
    Madeira apreendida – Foto: PRF

    Fiscais do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) juntamente com a Policia Rodoviária Federal apreendeu na manhã deste sábado (07.09), em Rondonópolis, uma carga de madeira com 100% de castanheira (Bertholetia excelsa), cujo corte e comercialização são proibidos por lei, por ser fundamental para a ecologia da Floresta Amazônica, pela sua importância na biologia da conservação das espécies que dependem dela.

    “As castanheiras constam em listas de espécies ameaçadas de extinção. O corte e uso dessas árvores são proibidos sob qualquer aspecto, sem permissão da autoridade competente”, explicou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Agrícola, Pecuário e Florestal de Mato Grosso (Sintap), Rosimeire Ritter.

    De acordo ainda com a presidente do Sintap/MT, a parceria com outros órgãos como PRF, Sema, Sefaz, Polícia Ambiental e Ibama são de extrema importância para o bom andamento do trabalho de fiscalização do Indea.

    “O trabalho dos nossos servidores é essencial para se combater essa prática aqui em Mato Grosso e somando esforços com esses outros órgãos o trabalho fica ainda mais eficaz”, afirmou ela.

    Após a equipe de fiscais do Indea detectar a irregularidade da carga, proveniente do estado de Rondônia, o caminhão com a carga juntamente com o responsável pelo transporte foram encaminhados para a Policia Ambiental. “Ele deverá responder por crime ambiental, pagar multa e ser autuado pelo transporte ilegal desta madeira”, explicou o responsável pela equipe de fiscais, José Roberto.

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS